logo RCN

S. O. S PLANETA TERRA

Por João maria

A natureza está pedindo socorro e só nós podemos salvá-la.

Arregace as mangas!

Você percebeu que, nos últimos anos, o meio-ambiente passou aparecer mais nos programas de televisão, nas revistas e nos jornais? A preocupação com o nosso planeta está aumentando e, no momento, o que mais chama a atenção é o aquecimento global. Você sabe exatamente o que quer dizer essa expressão?

O aquecimento global é um grande fenômeno climático que faz referência ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície do nosso planeta. Nas últimas décadas, esse aumento vem acontecendo de maneira acelerada, e os especialistas acreditam que, se ele não for diminuído, poderá causar problemas ao meio-ambiente e ao homem.

Segundo o professor José Eli da Veiga, que faz parte do núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo, os cientistas ainda não podem afirmar com certeza se o aquecimento global é um processo natural ou algo causado pelos seres humanos. O principal órgão que estuda o assunto é o IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas). Em fevereiro de 2007, o IPCC publicou em relatório no qual apontou o aumento de efeito estufa como a principal causa do aquecimento global.

O efeito estufa também é um fenômeno climático que vem se acelerando nos últimos anos. Quando a Terra recebe os raios do sol, o correto é que ela absorva uma parte desses raios e devolva a maioria deles para o espaço. No entanto, a nossa atmosfera está cada vez mais poluída por gases estufa como o dióxido de carbono. Esses gases formam uma camada de poluentes que dificulta a difusão do calor para o espaço. Assim, o planeta absorve mais raios do que deveria e aumenta de temperatura.

Esse mesmo relatório do IPCC revela que a temperatura da superfície da Terra pode chegar 6,4 graus em 2100, sendo que ela era de apenas 1,1 grau em 1990. Se o aquecimento global não for combatido, o planeta vai sofrer as conseqüências. A primeira delas é o aumento do nível dos oceanos, já que o calor com que as colotas polares derretam. Se o volume de água ultrapassar o ideal, muitas cidades que ficam no litoral poderão ficar submersas. Por outro dado, também é possível que o aquecimento global cause surgimento de desertos, já que o aumento das temperaturas resulta na morte de animais e plantas e acaba com o equilíbrio da natureza. Além disso, o calor também faz com que mais água dos oceanos evapore. Esse processo pode fazer com que ocorram mais catástrofes climáticas como furacões e ciclones.

A responsabilidade não é só dos governos, dos políticos mas de todos nós. Por isso, antes de praticar uma ação que agrida a natureza pense duas vezes, ou melhor, não pratique-a.

João Maria da Silva

Luíza Pécora ? De mulher para mulher. Marisa. N 6 ? pg 56/57

Anterior

VOCÊ É O QUE COME

Próximo

IRMÃ ADELHARDE

Deixe seu comentário

Editorial