logo RCN

Olho no Olho

Abelha: Um prefeito extremamente arrojado

Luiz Antônio Zanchett, ou simplesmente Abelha. O prefeito de Abdon Batista se tornou reconhecido e admirado pela sua atitude arrojada de administrar.

Agricultor até os 18 anos, cooperativista depois disso, narrador de rodeio e por fim comerciante. Estas foram algumas das profissões exercidas por ele antes de entrar na vida pública. Vereador mais votado na eleição de 1996, inclusive recebendo a maior votação de todos os tempos na história do Município em relação ao cargo de legislador municipal. Foram 369 votos. Uma marca difícil de ser batida. Em 2004 disputou a majoritária, elegendo-se com exatos 1.075 votos, fazendo uma diferença de 196 votos sobre o concorrente. Aos 44 anos, casado com Heleni Maria Zanchett, pai de dois filhos, Giliane e Abelhinha, o Prefeito procura conciliar o seu tempo de forma equilibrada entre o atendimento ao Município e a família, seus dois grandes amores.

Correio dos Lagos ? Por que recebeu o apelido de Abelha?

Luiz Antônio Zanchett ? existem algumas versões. Primeiro porque meu pai era produtor de mel e eu quem colocava as caixas em determinados locais da propriedade, pois tinha uma certa facilidade de atrair os enxames para as caixas espalhadas pelo terreno. Já no tempo de escola, diziam que eu era muito bravo, e feroz igual a uma abelha. Com o passar do tempo fui me acostumando com a idéia. Hoje prefiro que as pessoas me chamem pelo cognome. Abelha é uma denominação vitoriosa.

Correio dos Lagos ? É verdade que exerceu a profissão de narrador de rodeio?

Abelha ? Sim. Inclusive tenho comigo a carteirinha de trabalho, emitida pelo MTG Catarinense. Narrei rodeios por todo o sul do Brasil.

Correio dos Lagos ? E por que abandonou a profissão?

Abelha ? Não abandonei. Apenas dei um tempo, haja vista não poder conciliar a vida pública com a de narrador. A profissão necessita tempo disponível nos finais de semana, o que me falta nos dias de hoje.

Correio dos Lagos - Os motivos que o levaram à política?

Abelha - Acho que foi em função de observar muita carência em nosso Município, principalmente no meio rural, as quais estavam dificultando a permanência de nossos agricultores em suas propriedades rurais, e sobre tudo sabendo que Abdon Batista necessita da agricultura para garantir a sua estabilidade e o seu crescimento.

Correio dos Lagos ? Então a agricultura tem sido uma de suas prioridades?

Abelha ? Sem nenhuma dúvida.

Correio dos Lagos - Quais as principais culturas produzidas no Município?

Abelha ? Arroz, feijão e fumo.

Correio dos Lagos - E o que tem feito para possibilitar a permanência dos agricultores no campo?

Abelha ? Por longos anos estive ligado ao setor cooperativo, através da Copercampos. E lá aprendemos que a diversificação das culturas é uma alternativa viável e necessária nos dias atuais. E este conceito estamos levando a conhecimento de nossos companheiros do campo, de modo que os resultados estão aparecendo gradativamente e já servem de exemplo em muitas propriedades rurais.

Correio dos Lagos ? O setor leiteiro também tem sido base de investimentos?

Abelha ? Sempre digo que este setor tem sido o carro chefe de nossa administração. Nossa intenção era fazer com que pudéssemos colocar uma fonte de renda mensal nas mãos do pequeno agricultor e assim garantir a sua subsistência no campo. Iniciamos com 40 mil litros de leite, e através de investimentos na área, hoje estamos ultrapassando 130 mil litros/mês. Uma conquista, não somente de uma pessoa, mas sim fruto de um trabalho coletivo, envolvendo a população, vereadores, Epagri, Enercan, enfim gerado graças à união de forças de vários segmentos da sociedade local.

Correio dos lagos ? Foi atingido o objetivo ou ainda pensa-se em aumentar a quantidade de leite produzida?

Abelha ? Nossa intenção é chegar a 200 mil litros em 2008. Tenho absoluta certeza que atingiremos essa meta com certa facilidade.

Correio dos Lagos ? E qual o destino desse leite todo?

Abelha ? Estamos viabilizando a instalação de uma empresa de laticínios para fazer a industrialização do produto. Já temos várias empresas do Paraná e Santa Catarina e até mesmo produtores de leite de nosso Município interessados em iniciar esse processo de industrialização.

Correio dos Lagos ? E as outras prioridades?

Abelha ? Pensando-se ainda em agricultura podemos mencionar o projeto da uva, o qual vai possibilitar a instalação uma fabrica de suco, transformando em realidade um antigo sonho de todo o povo de Abdon Batista.

Correio dos Lagos ? Como assim?

Abelha ? Estamos viabilizando o processo de distribuição de mudas de parreira para os agricultores, a fim de elevarmos para um total de 100 hectares de área plantada no Município e dessa forma viabilizar a implantação de nossa industria de suco de uva.

Correio dos Lagos ? E com relação ao projeto da alfazema?

Abelha ? Esse é outro projeto em pleno andamento no Município. Estamos instalando as primeiras máquinas de destilação do óleo essencial da alfazema, e posterior extração do óleo do pinus e também do eucalipto para a colocação desses óleos extraídos no mercado consumidor. Outras ervas como cidreira e hortelã podem ser aproveitadas neste processo de extração, podendo a comercialização acontecer com facilidade junto a industria farmacêutica.

Correio dos Lagos ? quantas famílias estão ligadas a este projeto?

Abelha ? Aproximadamente 33 famílias, através do trabalho da associação das mulheres agricultoras.

Correio dos Lagos ? Estes são exemplos da diversificação de culturas implantada no campo?

Abelha ? Nós precisamos oferecer condições para proporcionar pelo menos cinco fontes de renda em cada propriedade. Seja através do leite, da moranga, suco de uva, alfazema, fumo, pepino e outras tantas culturas que se identifiquem com o solo e o clima predominante em nossa região.

Correio dos Lagos ? E a ligação asfáltica com o vizinho Município de Campos Novos?

Abelha ? É a nossa redenção. A certeza de escoamento da produção agrícola e pecuária. Sem estrada, ou melhor, sem pavimentação não existe desenvolvimento.

Correio dos Lagos - Há poucos dias houve a inauguração dos primeiros sete quilômetros de pavimentação. E o restante da obra?

Abelha ? Temos a confirmação do Governador Luiz Henrique de que em 24 meses a ligação estará definitivamente concluída e pronta para ser inaugurada.

Correio dos Lagos ? Um outro projeto arrojado tem a ver com a construção do centro municipal de ensino. Fale sobre essa importante obra que será viabilizada pela atual administração?

Abelha ? Será uma obra moderna. Um empreendimento arrojado em se tratando de educação municipal. Vamos investir cerca de R$ 1,3 milhões de reais, dinheiro unicamente extraídos de nossos cofres públicos, sem nenhum tipo de convenio com outras instancias administrativas.

Correio dos Lagos ? Qual a dimensão do empreendimento?

Abelha ? A obra terá aproximadamente 1,6 mil metros de área construída, contendo três grandes pavimentos, com salas de aula, laboratórios, auditório e um mini-ginásio coberto.

Correio dos Lagos ? O motivo principal desse investimento?

Abelha ? melhorar as condições de ensino na rede municipal, fazendo com que os alunos sejam todos transferidos para esta única escola, e ao mesmo tempo facilitar o aprendizado através de aulas práticas e teóricas, possibilitando a socialização de nossas crianças.

Correio dos Lagos ? Como vem sendo o relacionamento mantido com o poder legislativo?

Abelha ? Olha...Não existe melhor. Mantenho um relacionamento cordial e puramente solidificado com o legislativo municipal. São grandes companheiros, que freqüentam constantemente meu gabinete. Estamos unidos pensando sempre no bem estar e na qualidade de vida de nossa população.

Correio dos Lagos ? E reeleição. Existe possibilidade?

Abelha ? Hum...Primeiro é necessário finalizar meu mandato em vigência. Mas, sou um soldado de Abdon Batista e se o povo avaliar que mereço uma outra oportunidade, certamente estarei com o meu nome a disposição... Deixo essa pergunta para o povo responder!

Correio dos Lagos ? Quais os setores que mais se destacam na sua administração?

Abelha ? De um modo geral todos se destacam. Mas classifico pela sua importância, sendo saúde, educação e obras, respectivamente. O povo tendo saúde, certamente terá condições de produzir, estudar, sustentar a sua família e participar ativamente na comunidade.

Correio dos Lagos ? Um marco da administração Abelha?

Abelha ? Atender com qualidade e amor todo o povo Abdonense.

Correio dos Lagos ? A usina que se instalou na região, trouxe benefícios para o Município?

Abelha ? Estamos ai com a expectativa de recursos que estão vindo de forma gradativa e que infelizmente ainda não temos um conhecimento amplo. De forma que mantenho a certeza de que a entrada dos royalties vão trazer muitos benefícios a partir do próximo ano para os nossos sublimes Abdonenses.

Correio dos Lagos ? Deixe uma mensagem?

Abelha ? Quero primeiramente agradecer a Deus pela saúde da qual disponho. E na seqüência agradecer ao meu povo Abdonense, pelo qual tenho um carinho todo especial e uma admiração muito grande. Posso afirmar com plena convicção de que não existe povo melhor na face da terra, do que a gente desta querida Abdon Batista. A população deste admirável Município tem compreensão, sabe esperar o momento certo e acima de tudo está sempre pronto a colaborar, seja qual for as circunstancias necessárias. E isto muito me orgulha e muito me emociona. Quero, enquanto tiver forças estar sempre ao lado de nossa gente, na certeza de que dias melhores virão.

Características pessoais do Prefeito Abelha:

Uma qualidade:

- Atitude

Uma vitória:

- A confiança depositada pelo povo nas urnas

Uma derrota:

- Não me recordo de nenhuma no momento.

Um objetivo futuro:

- reeleição.

Anterior

Olho no Olho

Próximo

Olho no Olho

Deixe seu comentário

Entrevista