logo RCN

OLHO NO OLHO

O modo simples de administrar

José Alciomar de Mattia, 47 anos, é um político diferente. Seu jeito simples, mas competente e honesto de administrar chama a atenção no meio político. O Celsoramense, começou sua carreira política no ano de 1989, elegendo-se vereador em Anita Garibaldi. Naquela época Celso Ramos pertencia ao vizinho Município. Mas tarde, voltou a eleger-se no legislativo municipal. Desta vez no ano de 1997, já com o desmembramento de Anita Garibaldi. Ele recebeu inesquecíveis 269 votos naquela oportunidade. No pleito passado, com 978 votos foi eleito Prefeito de Celso Ramos.

Casado com Marieta de Mattia e pai de quatro filhos, ele afirma, buscar na família a inspiração necessária para alcançar o sucesso profissional e na vida pública.Correio dos Lagos - Sabemos que possui uma maneira diferente de administrar? Como seria?

José Alciomar de Mattia: Nós respeitamos muito as gestões anteriores, mas adotamos uma maneira diferente de governar. Com mais transparência e objetividade, onde a qualidade de vida de nossa população está sempre em primeiro lugar.

Correio dos Lagos - E o comportamento simples no dia-a-dia?

Alciomar ? Aprendi com meus pais a ser uma pessoa simples e humilde. É o meu jeito de ser e não abro mão disso.Correio dos Lagos: Pode fazer uma breve avaliação de sua administração?

Alciomar: Estamos fazendo a nossa parte. Apesar das dificuldades de percurso, temos procurado desen-volver um bom trabalho na área social, e nos setores de educação e saúde.Correio dos Lagos: Qual o marco desta administração:Alciomar: Priorizar o atendimento as pessoas mais carentes e com maiores dificuldades de sobre-vivência.Correio dos Lagos: Como está o setor financeiro do Município?

Alciomar: A maioria dos pequenos Municípios do pais, sofrem com a falta de recursos financeiros. Enfrentamos esse problema nos dois primeiros anos de mandato, mas creio que a partir de agora, com a entrada dos royalties da geração de energia da Usina Hidrelétrica Campos Novos o quadro negativo será revertido. Teremos condições de investir mais em obras e outras necessidades para oferecer melhores condições de vida para os Celso ramenses.

Correio dos Lagos: E a real situação nos cofres públicos?

Alciomar: Podemos afirmar com todas as letras que hoje o Município de Celso Ramos vive um momento muito bom, pois não temos pendências financeiras com nenhum tipo de fornecedor. A situação dos cofres públicos está bastante equilibrada, razão pela qual, poderemos dispor de investimentos em todos os setores da administração.Correio dos Lagos: Quais as principais aquisições até o momento?

Alciomar: Na educação adquirimos nove kombis zero quilômetro para o transporte escolar. Desta forma extinguimos com a terceirização deste serviço, possibilitando uma grande economia para os cofres públicos municipais.

Outra aquisição importante e necessária foi de um caminhão caçamba, truck 1620. Um investimento de quase duzentos mil reais.

Para a agricultura compramos dois veículos Fiat Uno, os quais vão proporcionar mais agilidade nos deslocamentos dos técnicos até as lavouras produtivas.

Além de outros investimentos em todos os setores, visando sempre atender os anseios de nossa população.Correio dos Lagos: Fale sobre os investimentos futuros?

Alciomar: Aquisição da balança de pesagem de cargas, a qual será instalada as margens da rodovia recentemente asfaltada é uma prioridade desta administração. Acho que será bastante útil para os nossos agricultores, haja vista que, a produção agrícola e a pecuária vem aumentando a cada ano consideravelmente. Esses produtos sairão de Celso Ramos devidamente pesados, fazendo com que, os produtores fiquem cientes da quantidade comercializada. Correio dos Lagos: Pretende investir em outras áreas?

Alciomar: Sim. Vamos construir um portal de identificação, o qual, será instalado na chegada do Município. Outra pretensão é adquirir uma moto-niveladora para melhorar o atendimento na área rural. E também uma balança de pesagem de gado para a localidade de Papa João XXIII.Correio dos Lagos: Comente sobre os benefícios da Usina?

Alciomar: O principal benefício certamente é a transformação da energia gerada em royalties para o Município e o conseqüente aumento na arrecadação dos cofres públicos municipais. Correio dos Lagos: Existem projetos para desenvolver o turismo no Município?

Alciomar: Celso Ramos graças a Deus, é bastante privilegiada pela mão da natureza. As furnas do Brechó e as quedas d?águas são alguns exemplos, além disso, dispomos de outros locais onde o homem deixou a sua marca, como a ponte pêncil e a própria Usina Hidrelétrica. Com tantas belezas naturais existentes, não poderíamos deixar de pensar em turismo. Para tal estamos desenvolvendo um projeto de viabilidade turística, junto com os outros municípios atingidos pela barragem, afim de, viabilizar esta iniciativa que poderá ser uma maneira de melhorar a renda de nossas famílias no futuro.

Correio dos Lagos: E o asfalto que já se trata de uma realidade?

Alciomar: Município sem ligação asfáltica, pode ser considerado um lugar esquecido, sem muitas perspectivas de crescimento e qualidade de vida. Por isso nossa alegria é grande, pois a partir de agora será outra realidade bem diferente da qual tínhamos conhecimento. Celso Ramos, de agora em diante, vai delinear uma outra história, uma outra situação bem mais confortável e apaixonante.Correio dos Lagos: A próxima luta é o asfaltamento da ligação com Anita Garibaldi?

Alciomar: Sem nenhuma dúvida. O asfaltamento dos 27 quilômetros que separam Celso Ramos e Anita Garibaldi, será a nossa bandeira de luta de agora em diante, assim como também, a criação tão sonhada da região dos Lagos, com a participação de seis ou sete municípios atingidos pelas usinas de Campos Novos e Barra Grande. Estas duas importantes bandeiras serão as prioridades, as quais, estaremos dando ênfase e buscando parceiros para que se tornem realidade o mais brevemente possível.Correio dos Lagos: E o poder legislativo. É um parceiro da administração?

Alciomar: Sempre mantivemos um bom relacionamento com o poder legislativo. Praticamente todos os projetos encaminhados foram aprovados, e isto, prova o respaldo que estamos tendo de nossos vereadores, que assim como nós, defendem o bem comum e o desenvolvimento econômico e social de nosso Município. Correio dos Lagos: Quais os incentivos na área social?

Alciomar: Casas populares foi a redenção do setor. Há poucos dias, assinamos o contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção de 60 moradias, destinadas à famílias de baixa renda comprovada. E não fica por ai. No ano passado entre construção e reformas disponibilizadas, o número passa de 60 famílias atendidas. Estes benefícios foram realizados unicamente com recursos próprios, sem nenhum tipo de convênio com órgão federal ou estadual.Correio dos Lagos: E água potável no interior?

Alciomar: Foi outro investimento de suma importância estendido por esta administração. Somente na localidade de Entre Rios serão mais de dez mil metros de rede, a qual, vai acabar definitivamente com o problema de falta de água no verão para as mais de 30 famílias que residem naquela região. Além disso, não podemos esquecer do projeto de inclusão digital, através do qual, disponibilizamos internet grátis nas residências do perímetro urbano. A intenção agora é levar este benefício para o interior do Município. E, ainda lembro neste momento da atenção toda especial que temos dispensado aos idosos da terceira idade. Foram festas, passeios e outras atividades desenvolvidas, proporcionando a eles uma vida prazerosa, ativa e acima de tudo integrada à sociedade. Correio dos Lagos: A maior preocupação que passa pela sua cabeça?

Alciomar: É fazer os Celsoramenses felizes e orgulhosos por viverem nesta terra, atendendo com empenho e agilidade, uma a uma, a cada solicitação de nossa gente.Correio dos Lagos: Celso Ramos está no caminho do desenvolvimento?Alciomar: Acredito que muitos podem pensar ao contrário, mas eu sinto que Celso Ramos caminha à passos largos rumo a prosperidade e ao desenvolvimento, tanto econômico, quanto socialmente. E isto tem acontecido principalmente, em virtude do esforço e empenho de cada munícipe que se destaca em sua atividade, ajudando desta forma a elevar e engrandecer cada vez mais o nome de nossa bela e rica cidade.Correio dos Lagos: Reeleição será uma prioridade?

Alciomar: A gente não pode descartar essa possibilidade, mas atualmente estamos com o pensamento voltado para o restante de nossa gestão. Essa é a única bandeira que defendemos no momento.Correio dos Lagos: Explique o objetivo da festa da cana?

Alciomar: O evento surgiu com a finalidade de divulgar o Município. A cultura e as tradições deste povo humilde e hospitaleiro. Os nossos produtos da agricultura e também a produção de leite que vem se expandindo cada vez mais entre os produtores rurais de Celso Ramos.Correio dos Lagos: Pela primeira vez o parque de eventos foi fechado e as pessoas vão pagar para assistir aos shows. Qual o motivo dessa mudança?

Alciomar: Tínhamos duas alternativas. Faríamos a festa com atrações de primeira linha que agradassem o público da região e cobraríamos por isso, ou então, infelizmente não realizaríamos. Optamos por fazer a festa, e aí está resumidamente com toda essa empolgação e recheada de atrativos de ponta. Na verdade hoje para se ter qualidade é necessário uma contra-partida da população, como acontece na festa do pinhão e em outros eventos realizados na região. O nosso diferencial se comparado com outros eventos, está no valor irrisório estipulado, o qual será bastante acessível, para que todos possam assistir aos shows sem que precisem desembolsar grandes valores por isso.Correio dos Lagos: Na sua opinião, qual será o ponto alto do evento?

Alciomar: Eu considero os shows, os bailes e a gastronomia à base de cana-de-açúcar, assim como também a bacia leiteira os principais atrativos encontrados nesta edição da festa da cana. Correio dos Lagos: Deixe uma Mensagem aos leitores?

Alciomar: Eu gostaria de dizer para a nossa população que o interesse maior desta administração, é transformar o dinheiro público arrecadado em obras, possibilitando mais dignidade e satisfação de nossa gente. Nasci neste lugar. Aqui construí uma família. Portanto minha vontade é chegar no último dia de mandato com a cabeça erguida, certo de que fiz o melhor por esta terra e seu povo. E que o reconhecimento não venha com homenagens e indagações, mas que venha sim, com a certeza de um futuro melhor para cada morador desta terra querida e hospitaleira.

Diretas

Uma qualidade:

- Meu jeito simples de ser e de viver.

Um desejo:

- Continuar cercado de novas amizades

Uma decepção:

- Não conseguir resolver imediatamente os anseios do povo

Uma vitória:

- Foram duas. A eleição vitoriosa de Prefeito e recentemente a posse na presidência da Amplasc.

Uma gratidão:

- A família que esteve sempre do meu lado. Da mesma forma, sou eternamente grato ao povo Celsoramense que depositou sua esperança na minha pessoa, esperando por dias melhores, que certamente irão de chegar.

Um desafio:

- Vou deixar o desafio nas mãos da população do Município. Caso, decidam que tenho condições de continuar por mais uma gestão no cargo, meu nome estará à disposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anterior

Olho no Olho

Próximo

OLHO NO OLHO

Deixe seu comentário

Entrevista