Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
64 anos compartilhando o amor e a amizade
Anita Garibaldi
O casal Nestor Alves de Oliveira (86) e Maria dos prazeres de Macedo (84), moradores da comunidade de São José em Anita Garibaldi, estão juntos a 64 anos. Uma marca histórica de amor e amizade. Mas o que ninguém tinha conhecimento até então, é que este relacionamento surgiu por obra do acaso.
Com 20 anos de idade, o jovem Nestor saiu de casa para comprar um terreno e futuramente casar-se com a amada, que não era sua atual esposa. Ele morria de paixão por uma outra moça da cidade. "Sem dinheiro nenhum, resolvi procurar viver minha própria vida. Era a única maneira de conquistar a minha bela", contou ele, não revelando o nome da amada.
E isso aconteceu. Seu Nestor deixou a casa dos pais movido pelo amor de outra mulher. Comprou um terreno para ir pagando aos poucos. "Ganhei um ano de carência, então não podia deixar de fazer o negócio". Então começou a trabalhar na terra para quitar a dívida e constituir sua família.
Pois bem, ai que surgiu a intromissão do destino.
"A minha esposa morava nas proximidades com os pais. Certo dia precisei fazer uma roçada e acertei para eles fazerem o serviço. Dessa forma conheci Maria", confessando que sentiu uma pequena queda no primeiro contato.
"Mas nada que me impressionasse", diz.
Bastante arteiro e namorador na época, o jovem começou a dar em cima da moça. "Mas só por brincadeira, pois gostava de outra", admite.
Certo dia, vendo que estava sendo correspondido, decidiu abrir o jogo.
"Convidei ela para escolher um feijão comigo. Ela primeiramente se negou, mas após algumas insistências, resolveu aceitar a proposta", fala seu Nestor.
"Como havia combinado fui buscá-la à noitinha e a levei até a minha casa, foi uma noite inesquecível" lembra seu Nestor que naquela época estava com 21 anos de idade.
Tudo estava indo como planejado. Mas no outro dia, os pais de Maria sentiram sua falta e foram na polícia registrar queixa do fato.
"Final da história. Tive que casar com ela, mesmo tendo outra mulher na cabeça. Mas não me arrependo por isso, pois Deus quis assim e assim se fez", enfatiza.
A partir daí, iniciou a história de amor do casal Nestor e Maria dos Prazeres, a qual já permanece por belos 64 anos.
Inicialmente a vida foi bastante difícil, em virtude do casamento precoce. Mas tudo foi sendo superado. Mais tarde vieram os filhos, 16 ao todo. Os netos (52) e bisnetos (17).
Dona Prazera, como é conhecida, sempre soube do primeiro amor de seu Nestor, mas era um segredo do casal, jamais revelado para os filhos e outras pessoas.
"Isso é o que menos importa. O que vale na verdade é o nosso amor e o respeito que sempre tivemos um pelo outro desde o primeiro momento", pondera a aposentada.
Perguntada sobre possíveis ciúmes, dona Prazera cita que isso nunca existiu entre os dois. "Somos um casal feliz. A sinceridade e a fidelidade principalmente, sempre estiveram do nosso lado durante todo o tempo e disso não abrimos mão", desabafa.
E sobre uma possível separação, por intermédio da vontade de Deus. "Sempre falamos sobre isso. Infelizmente ninguém vive eternamente. Mas gostaríamos que isso acontecesse num mesmo momento para nós dois, a fim de continuarmos este amor que se tornou imortalizado", finaliza a Senhora.
Deixe seu comentário