Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Começa a colheita do Milho na região Serrana
Campo Belo do Sul
O
s produtores de Campo Belo do Sul estão iniciando a colheita do milho bastante animados. A euforia toda está na alta produtividade que eles terão nesta safra, agregado aos preços elevados de mercado e a baixa no custo de produção, resultando conseqüentemente numa melhor rentabilidade aos produtores na hora da comercialização.O produtor rural Jerônimo Barbosa de Souza, que começou a colheita durante esta semana, se mostra bastante satisfeito com a cultura nesta temporada. "Desta vez tudo deu certo para a gente. O clima foi bastante favorável e a produtividade deverá ficar além das expectativas", ressalta o agricultor, que deverá colher em média cerca de 140 sacos por hectare plantado, um recorde em relação aos últimos anos.
Só para se ter uma idéia, em 2005 ele não ultrapassou 90 sacos por hectare/plantada. "A previsão é ter um aumento de produtividade em torno de 40 e 50 sacas de milho a mais do que na safra anterior por hectare de área plantada", afirma.
Outro fator que tem contribuído para o contentamento dos agricultores do Município é com relação ao preço que teve um aumento significativo em relação ao ano anterior.
Enquanto que em 2005 os preços de mercado não foram superiores a R$ 12,50 reais, desta vez o valor pago deverá ficar na faixa de R$ 18,00 um aumento estimado de 44%. "Vamos poder quitar parte da dívida acumulada junto aos bancos em virtude das perdas registradas nos últimos três anos na agricultura", salientou ele, que espera contar com o aumento na lucratividade para definitivamente acabar com as dividas provenientes de financiamentos para o custeio das lavouras em épocas passadas.
De acordo com o engenheiro agrônomo Jocelito Mattos, responsável pela cooperativa da cidade, esse aumento nos preços do produto, foi influenciado pelo mercado internacional, mas precisamente pela febre chamada Etanol que os americanos estão desenvolvendo.
Segundo ele, o Brasil deverá exportar oito milhões de toneladas de milho em 2007, quase 50% a mais do que no ano anterior. "Essa procura faz com que os preços se elevem e os produtores que tiveram prejuízos nas safras passadas, em virtude da estiagem e do valor baixo de mercado, comecem finalmente a recuperar suas perdas anteriores", disse o profissional agrícola.
Parte da produção das lavouras, já foram comercializadas antecipadamente com os produtores. A cooperativa local já comprou em torno de 30% de toda a safra esperada. A chamada venda adiantada é garantia de preço aos produtores e em função de compromissos financeiros imediatos assumidos por eles.
O Município de Campo Belo, considerado o maior produtor de grãos da região serrana deverá colher em torno de 500 mil sacos de milho nesta safra.
Deixe seu comentário