Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Educação através da prática e do acompanhamento técnico
Cerro Negro
O
s alunos do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Otília Olíssea Ungaretti, estão tendo a oportunidade de aprender diversas atividades através do projeto de Educação Ambiental e Alimentar - Ambial.O Projeto foi implantado na escola pelo governo do Estado e Prefeitura Municipal na metade do ano passado e aproximadamente 100 alunos são beneficiados. As orientações são feitas através de professores e técnicos especializados e os alunos participam nos horários que não estão na sala de aula.
Trabalhos como artesanato, informática, literatura, teatro, ginástica, danças, esportes e pesquisa científica, onde as crianças aprendem a cultivar produtos orgânicos na horta existente nos fundos da escola, são algumas das atividades extra-classe desenvolvidas.
E é na horta onde os meninos e meninas se divertem mais. Ali, eles podem acompanhar todo o processo de desenvolvimento das plantas, desde o preparo dos canteiros até a utilização dos produtos nas refeições, feito na cozinha industrial da escola, ganho com a implantação do projeto.
"É muito bom, pois estamos aprendendo várias coisas diferentes, inclusive a maneira correta de produzir alimentos", disse Mailen Rodrigues Godoy, 12 anos, aluna da 6ª série.
Entre as variedades de hortaliças produzidas, estão alface, beterraba, cenoura, cebola, nabo, e tantas outras espécies, as quais na grande maioria são aproveitados na merenda escolar.
O Prefeito Janerson Furtado, o Téba, admitiu que o Projeto Ambial, tem sido importante, pois ajuda na capacitação das crianças, possibilitando que elas repassem o conhecimento as suas respectivas famílias. "É uma iniciativa que tem recebido a aceitação dos alunos e de toda a comunidade", ressaltou Furtado.
Deixe seu comentário