Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Esmeralda ? 46 Anos de Emancipação e de História
Esmeralda
Emancipado de Vacaria em 27 de novembro de 1963, o município de Esmeralda/RS comemora nesta semana 46 anos de existência político-administrativa. Consta na história que a região de Esmeralda, por estar mais afastada do chamado Caminho das Tropas que cruzava por Vacaria, foi ocupada um pouco mais tarde, por volta de 1820, quando aí se instalaram alguns criadores de gado. Mais tarde, por volta de 1900, com o aumento da população justificou-se a fundação de uma capela, edificada em honra a São João Batista, e a povoação passou a ser denominada de São João Velho, em alusão ao santo e ao sobrenome da família que doou as terras para a acomodação do povoado. Posteriormente, com a emancipação, passou a chamar-se Esmeralda, homenageando os belos e verdes campos existentes na região, comparáveis ao verde das esmeraldas, as pedras preciosas. A sugestão é atribuída ao médico, Dr. Antonio Dias Fernandes, que trabalhou na comunidade, quando ainda pertencia a Vacaria, e que usava um anel com uma pedra de esmeralda.
A criação de gado de corte desde o princípio foi um dos pilares econômicos do município, o rebanho chegou a ter 60.000 mil cabeças, no entanto o tempo e a economia foram remoldando a paisagem e as atividades econômicas, sempre vinculadas ao setor primário, desde o ciclo da madeira, as lavouras de trigo e mais recentemente a cultura da soja e da canola. O rebanho bovino, mesmo com a expansão das lavouras e as emancipações que reduziram o território, ainda conta com cerca de 30.000 cabeças e segue tendo importância econômica e cultural. Esmeralda é a cidade onde nasceu o Tiro de Laço como competição gauchesca e é também considerada a terra do imortal José Mendes.
Segundo o Prefeito Luiz Jaime Kramer, “O grande desafio, e uma das metas da Administração municipal, passa pela articulação política em busca de garantir as condições necessárias para o asfaltamento do trecho de 50 km da rodovia RS 456, para termos a ligação por asfalto com a BR 285 e desta região do Rio Grande com Santa Catarina, interligando as BRs 285, 470 e 116, reduzindo os custos de escoamento da produção, facilitando o transporte escolar e universitário, fomentando o comércio e abrindo possibilidades para o turismo, melhorando também as condições para a busca de alternativas econômicas para os pequenos agricultores do nosso município e de outras alternativas econômicas para os nossos munícipes”concluiu o prefeito.
No período de 20 a 28/11 uma extensa programação marcou o 46º aniversário. Sendo Esmeralda o berço do Tiro de Laço, as festividades iniciaram e terminarão com Torneios de Laço, a abertura a cargo do CTG Pioneiros do Laço e o encerramento sob responsabilidade do Piquete de Laçadores Recordando o Passado. Neste entremeio um jantar com a 1ª Codornada, Baile Social, atividades culturais nas escolas, Seminário Regional do ESF (Saúde da Família), Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Posse da nova Diretoria do SISPUMES, Futsal de campeões regionais para inaugurar o placar eletrônico, Palestra do Núcleo de Resistência às Drogas, Reunião dos Prefeitos da AMUCSER (12 municípios), Encontro de Bandas e Fanfarras enfim, muita diversão, discussões sérias e comemorações.
O Jornal Correio dos Lagos deseja Parabéns à Esmeralda e todo o seu povo, que o futuro reserve muitas realizações e progresso para esta terra.
Deixe seu comentário