logo RCN

EUCARISTIA

NO 1º DIA DOS ÁZIMOS

Que cada um diante do Senhor na Eucaristia possa dizer:" Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim??

Os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram-lhe: Onde queres que preparemos a Ceia Pascal ? Responde-lhes Jesus: Vão na casa de alguém e digam: O Senhor precisa de uma sala.

Os discípulos fizeram o que Jesus tinha ordenado e prepararam a Páscoa.

Essas são perguntas que cada um de nós pode fazer a Jesus. Onde queres que preparemos a Ceia Pascal ? Onde queres celebrar a tua Páscoa ? Devemos pedir a Jesus para que Ele indique e oriente o lugar onde deseja celebrar a Páscoa comigo, com minha família.

Pense nessas palavras de Jesus: É em tua casa, em teu coração que celebrarei a Páscoa com meus discípulos. Jesus quer celebrar a sua Páscoa com as pessoas, com as famílias, em minha vida, e na comunidade que participo. A celebração da Páscoa, da Ceia, se dá através do amor, o amor que transforma o meu coração, para fazer de minha existência, da minha vida um ato de amor ao Pai e aos irmãos.

Na Eucaristia a minha vida torna-se o verdadeiro sacrifício Espiritual. A minha vida adquire uma dimensão eterna quando é oferecida ao Pai como a Cristo e aos irmãos. O meu amor ao Pai e aos outros é uma oração de louvor, de devoção, é um sacrifício Espiritual.

Na Eucaristia realiza-se a unidade do Corpo que se torna em Jesus uma oferta ao Pai. É necessário pedir ao Espírito Santo que nos ensine a entregar a nossa vida ao Pai. Que o Espírito Santo faça de nós uma oferenda perfeita para o seu louvor.

Neste sentido tudo o que eu vivo em minha vida humana passa através de Jesus. Esta passagem, faz-se todos os dias mediante a Eucaristia através do Dom que o Senhor me faz do seu Corpo.

Na Eucaristia sou convidado a avaliar o meu jeito de ser e agir. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Vossos corpos são membros de Cristo, diz Paulo.

Isto nos leva a avaliar o Sacramento da Eucaristia em nossa vida. Pois graças, ao Sacramento da Eucaristia tudo o que sou e faço, torna-se ocasião de uma incessante troca de amor. Eu dou a Jesus o que sou, e Ele me dá o que nos sustenta, que nos levanta em atitude de amor gratuito. O Deus de Jesus se revela diante de nós e se oferece no ministério do Pão e Vinho compartilhados.

Jesus na Eucaristia e pela Eucaristia revela a sua identidade, a cada um de nós. Quem Ele é nossa vida. Na Eucaristia Jesus revela o seu amor, que alimenta a vida, amor que compromete a vida, amor que compartilha a vida, amor que liberta a vida, amor que se torna gesto, dedicação, serviço, doação, amor que liberta a pessoa, daquelas forças que a escraviza para que a vida libertada possa ser repartida, compartilhada, possa comprometer-se e tornar-se alimento e bem para os outros, para a vida dos outros.

Durante a refeição Jesus tomou o pão, deu benção, partiu e o deu aos discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Depois tomou o cálice, rendeu graças, e deu-lhes dizendo: bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança derramado por muitos para o perdoa dos pecados.

Jesus durante a refeição toma o pão, o abençoa, o parte e o dá aos discípulos.

O Pão: poderíamos traduzir por toda e qualquer entrega a Jesus.Ele a recebe, tudo o que entregamos, que confiamos a Jesus, Ele recebe. Abençoa. Pronuncia as palavras de benção e junta esses dons com o seu espírito. Se torna algo Dele.Algo da vida Dele. Reparte os bens que entregamos a Jesus se multiplicam,os atos que fazemos em nome de Jesus se multiplicam, porque traduzem o novo e grande mandamento: O amor. O amor se multiplica, gera mais vida, passa a ser repartido. E o cálice se torna o sangue, se torna gerador de vida nova, de aliança nova, de compromisso novo. Ele desfaz o mal, para que o bem possa ser assumido, vivido. Ele liberta a pessoa, gera vida nova. Esta vida Jesus deseja realizar na experiência que cada um faz diariamente com Ele em seu santuário interior, em seu coração e na vida Cristã.

AVISOS: 28/04 e 29/04- Pós Missão Jovem em nossa Paróquia. Queremos que todos participem!

Anterior

REALIDADE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TURISMO DE ANITA GARIBALDI

Próximo

Começa a colheita do Milho na região Serrana

Deixe seu comentário