Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Evento cultural homenageou a Independência do Brasil
Celso Ramos
O ginásio de esportes Cid de Almeida Pedroso, recebeu a presença de um grande público na tarde de sexta-feira (07). O motivo, foi a realização da 1ª Tarde Cultural, promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Foram várias apresentações artísticas e culturais, entre danças folclóricas, peças teatrais, cantorias e muita diversão. O evento que substituiu o tradicional desfile cívico de sete de setembro, contou com a participação de aproximadamente 400 alunos das redes municipal e estadual de ensino e Apae, além da presença motivadora da comunidade.O Prefeito Alciomar de Mattia participou da abertura oficial, ao lado de outras autoridades do Município.
Mas no entanto, o momento mais esperado, pelo que se percebeu, foi a entrada no palco dos mamonas assassinas. A apresentação interpretada pelos alunos da escola especial Cristo Rei da Paz ? Apae, emocionou a platéia, relembrando o sucesso da banda paulista, interrompido por um trágico acidente na serra da Cantareira. "Foi um dos momentos mágicos da tarde", disse o professor Claudiomiro Barbosa.
De acordo com a secretária de educação, Eni Fermiano Schons, o evento, além de homenagear a pátria, serviu para o fechamento do projeto pluralidade cultural, desenvolvido nas escolas. "É uma maneira de estarmos destacando as várias culturas existente em nossa região através das manifestações artísticas e populares", ressaltou.
Bastante satisfeita com o resultado obtido, ela elogiou os professores, atribuindo a eles o mérito pelo sucesso alcançado. "Tudo foi preparado em sala de aula, e isso mostra que é necessário sair do modo tradicional de ensinar, partindo para maneiras mais dinâmicas e aprofundadas, e assim permitindo que os alunos aprimorem seus conhecimentos através da verdadeira diversidade da cultura", ponderou a secretária.
Sobre o projeto de pluralidade cultural, a secretária disse que se trata de um projeto desenvolvido de forma inter-disciplinar e construtiva no meio escolar, mostrando que não há diferenças entre os conhecimentos e culturas existentes.
Deixe seu comentário