logo RCN

Excesso de chuvas e preços preocupam produtores de feijão

Anita Garibaldi

A região dos lagos já foi uma grande produtora de feijão, mas devido aos preços baixos do produto e a má distribuição de chuvas, os produtores estão desistindo do cultivo. A tendência é que nos próximos anos a produção dessa cultura diminua ainda mais. Um ano ocorre muita chuva e no outro a seca castiga.

Segundo um dos maiores produtores de feijão e moranga de Anita Garibaldi, Carlos Zanotto, agricultor e técnico agrícola. "Todo ano planto cerca de 11 hectares de feijão Carioca Rubi na comunidade do Marmeleiro, interior de Anita Garibaldi, posso dizer que a produtividade deste ano é baixa devido ao excesso de chuvas. A expectativa era de colher 40 sacas por hectare mas esta produção caiu para 30 sacas, além deste fator que desanima os produtores temos mais um grande problema a alteração dos preços. O investimento na lavoura de alta tecnologia é muito alto desde a adubação, sementes, herbicidas e fungicidas e com a variação dos preços poderá complicar a vida do produtor rural.

Em Anita Garibaldi a agricultura sempre foi a base da economia e o feijão o "carro chefe", mas muitos dos agricultores estão mudando de produção, investindo mais no cultivo de uva, milho, moranga e na pecuária com gado de corte e leite.

Anterior

Partido dos Trabalhadores realiza reunião da Micro-Regional Serrana

Próximo

Reunião marcou o lançamento do Programa Correio da Escola no ano de 2010

Deixe seu comentário