Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Feira Ecológica de Capão Alto completa 1º aniversário
Capão Alto
Num ato simbólico realizado na sexta pela manhã, 18 de dezembro, com a presença de autoridades municipais e colaboradores da Feira, seguido de um coquetel com produtos coloniais marcaram as comemorações do 1º aniversário da Feira Ecológica de Capão Alto.
Sob responsabilidade da Associação dos Agricultores do Reassentamento Rural Coletivo de Capão Alto (10 famílias), a Feira Ecológica é um saudável encontro, quinzenal de agricultores e consumidores do município.
Para o Coordenador da Associação, o agricultor Naor Brandão, “este primeiro ano foi de muito aprendizado sobre a organização da produção e da comercialização, confirmou o potencial das hortaliças para gerar alimentos e renda para as famílias, somente neste primeiro ano, além de melhorar a alimentação dos agricultores, a feira gerou em torno de dez mil reais de renda bruta, melhorou a auto-estima dos reassentados envolvidos e está abrindo novas possibilidades de mercado pois o grupo hoje está preparado para fornecer alimentos para a merenda escolar, numa parceria com a Administração Municipal, atendendo a Lei Federal que diz que no mínimo 30% da merenda tem que ser comprada diretamente da agricultura familiar”.
A avaliação do agricultor é confirmada por outras pessoas envolvidas com a Feira, dentre elas a Professora Municipal Silvana Lima, assídua freqüentadora da Feira, que diz “Aqui eu encontro o que eu quero, são produtos naturais, ecológicos, que são melhores para a saúde de minha família”. Também a Extensionista Social da Epagri, Andréia Meira, complementa dizendo que “o grupo venceu um desafio importante neste primeiro ano, foi difícil, mas deu o primeiro passo na produção e comercialização de alimentos agroecológicos, é um privilégio para a comunidade de Capão Alto ter este grupo produzindo alimentos orgânicos, preservando o meio ambiente e ofertando alimentos saudáveis para as pessoas”.
A representante da Baesa, Lisandra Fachinello, avalia como “muito positiva esta Feira e a organização dos agricultores, estão diversificando a produção e provando que os investimentos em capacitação das pessoas estão gerando resultados, em qualidade de vida e melhoria de renda. A Baesa reconhece que muitos parceiros ajudaram para que isto esteja acontecendo e é importante ressaltar e agradecer”.
O Prefeito, Antonio Coelho Lopes Jr, o Bota, lembrando que também é um consumidor dos produtos da Feira Ecológica, disse que “deseja que os agricultores tenham muita persistência e força de vontade para continuar, e que a forma dos consumidores apoiarem é continuar comprando estes produtos, espero no final do próximo ano estarmos comemorando o 2º aniversário com melhores estruturas para abrigar os agricultores, estou muito contente de que aqui na nossa humilde Capão Alto tenhamos esta Feira Ecológica, mostrando que os pequenos tem muito valor” concluiu o Prefeito.
Participaram do Ato além dos consumidores e os agricultores, os representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretário de Agricultura, Epagri, Unoesc, Baesa, Igrejas. Uma sacola de tecido foi doada aos consumidores mais assíduos da Feira Ecológica.
Deixe seu comentário