Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Livro ?Araucária: sobrevivente e testemunha? enaltece o símbolo da região serrana
Usina de Notícias
A beleza e a importância da Araucária agora estão retratadas em livro. A BAESA (Energética Barra Grande S/A) e a Enercan (Campos Novos Energia S/A), mediante benefícios da Lei Rouanet, repassaram recursos para a elaboração e edição da obra “Araucária: sobrevivente e testemunha”, de autoria de Christina Elisa Baumgarten. No dia 10 de dezembro, a autora e o Diretor de Sustentabilidade da BAESA, Edson Schiavotelo, fizeram o lançamento oficial do livro, em cerimônia realizada em Lages.
Em 208 páginas, a obra destaca a Araucária em seu habitat e ressalta sua relevância para a Serra Catarinense, cujos costumes e tradições mantêm forte relação com a árvore, considerada o maior símbolo da região. Além disso, o livro aborda diversos aspectos intimamente relacionados com a árvore, como os pinhões, a Festa do Pinhão em Lages, as lendas e estórias contadas por moradores da região, os artistas que imortalizam a Araucária em quadros e esculturas, além da flora e fauna que vivem ao seu redor, como a canela, a guabiroba, o xaxim, a imbuia, o lobo guará, a cutia, o papagaio-charão e a gralha azul.
Boa parte dos 1,5 mil exemplares será encaminhada para escolas, bibliotecas, universidades e prefeituras da região. A intenção é tornar a obra bem acessível à população, de modo a fortalecer a conscientização sobre a importância da preservação da Araucária.
Deixe seu comentário