logo RCN

Município de Abdon Batista aposta na atividade Leiteira

Abdon Batista

O município de Abdon Batista, tem sua economia exclusivamente agrícola, sendo, privilegiado com uma enorme variedade de culturas, obtendo uma excelente produtividade em tudo o que produz. No entanto, foram nos últimos anos, por intermédio de incentivos dispensados pelo poder público municipal que os produtores, tiveram a oportunidade de conhecer mais uma atividade, a bovinocultura leiteira. A atividade vem se destacando dia-a-dia, pois, a produção que anteriormente chegava em média 45 mil litros mês, atualmente beira 130 mil. Um aumento considerado bastante elevado.

"O mérito se deve a uma enorme corrente de forças, dentre as quais estão Enercan, Epagri, Microbacias2, Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura municipal", disse o médico Veterinário Juliano Pinheiro, que presta o atendimento nas propriedades.

Segundo ele, investimentos particulares e através de empréstimos bancários mais facilitados, além do interesse demonstrado por parte dos produtores, também contribuíram para o crescimento na atividade.

Os apoios aos produtores acontecem através de projetos para financiamentos (100 projetos/ano) , subsídios na aquisição de equipamentos, transportes de adubos (mais de 800 m3 de cama aviária, 800 ton. de calcáreo) e assistência técnica nas propriedades rurais.

Com isso a administração municipal, incentiva a produção leiteira, possibilitando aos produtores uma melhora na qualidade genética de seus animais, e uma melhor qualidade nutricional oferecida para a produção leiteira. "É uma maneira de estarmos contribuindo para ampliar a diversificação de culturas nas propriedades, permitindo uma renda mais elevada para nossos agricultores, e dessa forma, propiciando a permanecia deles no meio rural", salientou o Prefeito Municipal Luiz Antônio Zanchett.

O agricultor Valdecir Sutil de Oliveira, popularmente conhecido por Nide Godoy, que resolveu investir no ramo leiteiro. A recompensa veio rapidamente e causa satisfação em toda a família.

Contando com 10 vacas na propriedade, a produção chega perto de 75 litros por dia. Isso, significa um acréscimo de aproximadamente R$ 1,1 mil na renda familiar no final de cada mês. O dinheiro é utilizado para novos investimentos. "Agora posso investir na compra de novos equipamentos para melhorar a rentabilidade e conseqüentemente ter uma vida com mais qualidade ao lado de meus familiares", contou o agricultor de 42 anos, morador da comunidade de Bom Jesus.

Já para o agricultor Jadir Luiz de Souza, 33 anos, o valor recebido pela entrega do leite, representa o sustento da família. "Nossa vida melhorou bastante depois que comecei nessa atividade. Agora temos uma renda garantida, o que nos possibilita viver com mais dignidade", afirmou o produtor rural, satisfeito com o investimento.

Anterior

Prefeitura realiza festa dos idosos

Próximo

O prazer pelo trabalho supera a idade avançada

Deixe seu comentário