logo RCN

O MANDAMENTO DO AMOR

Paroquia Santa Barbara

Nós como Igreja celebramos o mandamento do amor. O amor não tem fronteiras e nem limites. O amor é mistério que se revela. É um sentimento pessoal, mas também comunitário. Se vive na família, na sociedade e na Igreja. É o amor que acontece a cada momento e todos os dias de nossas vidas.

O amor é força que se rende, é luz que reflete e ilumina o coração da gente.

O amor é serviço, é doação, é ternura e graça, é Vida feliz!

Quem faz a experiência do amor, é capaz de transformar o mundo, a própria Vida. O amor compromete e transforma a nossa sociedade. O amor é o novo mandamento de Jesus Cristo. E nós precisamos testemunhar o amor de Jesus em nosso meio.

Viver esse amor é levar a sério a frase de Jesus: "Eu vim para que todos tenham Vida".

É o amor que dá gosto e sentido à Vida da pessoa que é cristã

O amor cresce e se concretiza em 1º lugar na família, depois na igreja e no meio em que se vive. Amar é sentir que a terra e o céu é um paraíso a parte sem contradições, sem ódio e sem violência.

Quem ama perdoa sempre.

Quem ama serve e ajuda e não espera nada em troca, vive para si, mas principalmente para os outros. Pensando assim, vale a pena dizer que o sentido da liturgia faz de cada celebração uma experiência única. Não é a mesma de domingo passado. A vida é dinâmica, muda sempre. Não pára, evolui, cresce e a cada instante se descobre coisas novas.

Na igreja celebramos a vida e a fé no ressuscitado, que se manifesta em nossa vida pessoal, comunitária e social. Também se manifesta visivelmente na obra da criação.

No evangelho Jesus nos dá eum novo mandamento. O que há de novo nesse mandamento?

Qual é a novidade? Amar a Deus e ao próximo são atitudes necessárias para quem quer ser fiel à aliança de Deus.

Com certeza, a novidade do mandamento de Jesus está na medida e no modelo desse amor: é a própria vida de Jesus e, acima de tudo sua entrega total por todos, no final da vida.

É o próprio Jesus, sua mensagem, suas atitudes, sua fidelidade e doação de si mesmo. A fonte do amor cristão. Por isso, a resposta de vocês na saudação inicial da missa é: "Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo". Também no momento da saudação de paz se reza: "O amor de Cristo nos uniu".

A experiência de amor na comunidade revela que o Senhor está vivo e presente no meio de nós. Podemos então, dizer que o novo de Jesus por nós é o seu jeito de SER. Sua relação com Deus Pai, com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo. Essa revelação é o que chamamos de amor. O novo é o jeito de Jesus amar.

O jeito de Jesus amar é diferente. O Deus que Jesus ama e segue, é o Deus que se faz próximo, que se envolve com suas criaturas, que propõe passos a serem dados, que perdoa e acolhe. Deus é amor, e quem ama nasceu de Deus e permanece em Deus.

O jeito de Jesus amar o mundo é diferente. Ele o vê como a obra do pai, por que todas as coisas foram feitas com aquela luz e que confere graça e beleza. Jesus vê o mundo como objeto do amor do pai que precisa ser cuidado e salvo.

O jeito de Jesus amar as pessoas é diferente. Ele as vê com os olhos da Misericórdia, e não do preconceito e da condenação. E o jeito de Jesus amar a si mesmo é diferente, porque Ele não agiu como se fosse superior a ninguém, embora fosse Mestre e Senhor. Teve atitude de quem serve, não se apegando a si mesmo, querendo "salvar a sua pele", mas pensou sempre nos outros, acreditando que "não há maior amor do que dar a vida pelos amigos" .

É esse o jeito de Jesus amar. É assim do jeito Dele que devemos amar a Deus, amar o mundo, amar as pessoas e amar a nós mesmos. Um mandamento novo, para que tudo Seja Novo!

Pe. Lindomar

Anterior

Vereador Max ignora o resultado apurado no último senso

Próximo

Evento cultural homenageou a Independência do Brasil

Deixe seu comentário