logo RCN

Olho no Olho

Júlio Freschi ? experiência e determinação à frente da CDL Anitense

Júlio Cezar Freschi, 43 anos, vem desenvolvendo um excelente trabalho no comando da Câmara de dirigentes Lojistas ? CDL de Anita Garibaldi. Há nove meses, quando assumiu a presidência da entidade, teve como propósito dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela gestão anterior, mas ele foi, além disso. Com uma visão determinante, que o fez um empreendedor de sucesso, propôs a realização de cursos de aperfeiçoamento, visando o fortalecimento do comércio local.

Nesta entrevista exclusiva, a liderança comercial, faz uma avaliação do comércio Anitense e ainda fala sobre as prioridades futuras da entidade.

Correio dos Lagos ?Pode citar o motivo que o levou a aceitar o convite, assumindo a presidência da CDL?

Júlio Freschi ? Primeiramente em virtude do Luis Carlos, necessariamente ter que deixar o cargo que ocupava há tantos anos. E, surgiu então a indicação do meu nome na reunião que tratava desse trâmite. Aceitei simplesmente por achar que deveria assumir essa responsabilidade e pela garantia que tive dos demais comerciantes da cidade, que iriam sempre estar ao meu lado e a certeza de que estariam me auxiliando em todos os momentos.

Correio dos Lagos ? Qual foi sua perspectiva no momento que assumiu a presidência da entidade?

Júlio Freschi ? Primeiramente dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito sob o comando do Luis Carlos . Grandes mudanças não podem ser feitas, haja vista, termos um planejamento. Os principais investimentos foram na área de capacitação profissional, com a realização de cursos para beneficio dos lojistas e seus funcionários.

Correio dos Lagos ? Quais são os benefícios oferecidos para os associados?

Julio Freschi ? O serviço de proteção ao Crédito, o chamado SPC é um deles, o qual, pode ser acessado diretamente na sede da entidade, ou então pelo telefone ou internet. O serviço é uma forma de garantir uma certa proteção para os comerciantes no momento de se efetuar uma venda em seu estabelecimento.

Correio dos Lagos ? A procura pelo serviço tem correspondido as suas expectativas?

Júlio Freschi ? Infelizmente muita gente ainda não tem utilizado com freqüência o SPC, mesmo sendo associado. É um risco de perdas que poderiam ser evitadas com um simples telefonema.

Correio dos Lagos ? As informações estão interligadas em todos os Estados brasileiros?

Júlio Freschi ? Sim. Isso acontece no País todo.

Correio dos Lagos ? Na sua opinião, quais os motivos desse desinteresse pela procura do serviço?

Julio Freschi ? Acho que ainda falta o hábito de checar as informações do cliente antes da venda. São poucos os comerciantes que consultam o cadastro de seu cliente, mesmo estando disponível com certa facilidade e sendo um serviço gratuito.

Correio dos Lagos ? Por que a grande maioria dos comerciantes não pertence ao quadro de associados da CDL?

Júlio Freschi ? Acredito que eles avaliam que não seja viável, talvez, pelo custo mensal, o qual, eu particularmente considero bastante irrisório pelos benefícios oferecidos. Sinceramente eu não entendo o motivo.

Correio dos Lagos ? O que está sendo feito para aumentar o número de associados?

Júlio Freschi ? Estamos conversando pessoalmente com os empresários que ainda não fazem parte da associação, procurando esclarecer sobre os benefícios oferecidos pela entidade. E sobre a importância de estarmos unidos para o fortalecimento do comércio local.

Correio dos Lagos ? Pode fazer uma avaliação sobre a inadimplência existente na cidade?

Júlio Freschi ? Sempre foi um problema enfrentado. Mais uma vez recomendo aos nossos lojistas que tenham todo o cuidado possível no momento da venda a prazo, pois a inadimplência vem aumentando gradativamente em nossa região.

Correio dos Lagos ? A construção das usinas mudou a vida da cidade. E no comércio o que isso refletiu?

Júlio Freschi ? Tivemos três momentos. Antes da barragem tinha uma certa estabilização. Mesmo não tendo acesso asfáltico, o comércio local sobrevivia com a renda proveniente da agricultura e outros setores da cidade. Com a construção da usina foi uma verdadeira explosão. Outra realidade, até então desconhecida. O movimento triplicou ou mais ainda... Aconteceram muitos investimentos no mercado para suprir a demanda da época, enfim, foi o mesmo do que transformar a água pelo vinho. Mas tudo isso acabou, com o fim das obras no empreendimento. Então veio o desconforto e a queda nas vendas, inclusive acima do que estava sendo esperado.

Correio dos Lagos ? A queda foi superior ao índice esperado?

Júlio Freschi ? Bem maior. Em virtude do volume de pessoas que deixaram o município, transferidas para os assentamentos espalhados pela região. Famílias inteiras que tinham suas origens em Anita e foram reassentadas em outras cidades.

Correio dos Lagos ? E os empresários estavam preparados para essa queda indesejável?

Júlio Freschi ? Todos nós sabíamos que isso vinha a acontecer. Não foi nenhuma surpresa. Mas na verdade ninguém queria aceitar esse fato indesejado. Quem estava mais estruturado sentiu menos.

Correio dos Lagos ? O que está sendo feito para recuperar essa queda nas vendas?

Júlio Freschi ? O jeito é usar da criatividade para atrair os clientes às compras. Promoções e outras iniciativas estão sendo feitas, principalmente, nas datas comemorativas, no sentido de aumentar as vendas no comércio da cidade.

Correio dos Lagos ? A tradicional promoção festiva do mês de outubro está sendo planejada?

Júlio Freschi ? Sim. Estamos definindo essa questão, da mesma forma que a promoção de final de ano. Mas posso afirmar que as duas serão realizadas.

Correio dos Lagos ? Faça uma avaliação do comércio Anitense?

Júlio Freschi ? Anita é um centro comercial da região. É uma referencia da região dos lagos. Oferecemos uma estrutura muito boa em todos os segmentos. Tenho absoluta certeza em afirmar que não deixamos nada a desejar em termos de comércio se comparando a uma cidade de um porte maior.

Correio dos Lagos ? Fala-se muito em transformar Anita numa cidade turística. Você acredita nesta possibilidade?

Júlio Freschi ? Olha, sendo sincero eu vejo que hoje ainda não temos uma estrutura adequada para receber os turistas mais exigentes. Mas com poucos investimentos, isso deixará de ser uma dificuldade. Eu acredito que Anita poderá sim se tornar uma cidade turística no futuro.

Correio dos Lagos ? Na sua opinião, qual o setor do comércio que mais vem crescendo no Município?

Júlio Freschi - Sem dúvida nenhuma a linha de eletrodomésticos e móveis em geral.

Correio dos Lagos ? Com relação à sede social da CDL. Existe alguma conversação?

Júlio Freschi ? Estamos desenvolvendo um projeto que será encaminhado para a Baesa, na tentativa de alavancar uma ajuda financeira daquela empresa para a construção de nossa sede social.

Correio dos Lagos ? E o atendimento nos estabelecimentos comerciais? Como está sendo tratada essa questão?

Júlio Freschi ? Unicamente através de cursos de capacitação, os quais certamente vão mostrar uma outra visão e desta forma, melhorar o atendimento ao consumidor. Primeiramente trouxemos o Empretec, um curso de nível mundial e agora estamos viabilizando o curso avançado de vendas para os balconistas e vendedores.

Correio dos Lagos ? As prioridades futuras?

Júlio Freschi ? Viabilizar a construção da sede social e buscar meios para diminuir a inadimplência existente no momento.

Correio dos Lagos ? Existe algum tipo de negociação para as pessoas negativadas no SPC obterem o crédito novamente na praça?

Júlio Freschi ? Com certeza. Basta estas pessoas procurarem saber no SPC, em qual loja ficou negativado, se dirigirem até lá e buscarem o acerto com o lojista. Formas para saldar a dívida certamente não vão faltar. Descontos e prazos serão oferecidos.

Correio dos Lagos ? Qual o recado que deixa para os possíveis investidores no Município?

Júlio Freschi ? O ramo turístico é uma boa pedida. Haja vista as cogitações de transformar Anita numa cidade turística, o que provavelmente venha a acontecer no futuro. Investimentos na área turística, como hotéis, restaurantes e lojas de acessórios náuticos e de pesca serão extremamente necessários e fruto de boa rentabilidade financeira.

Rapidinhas:

Uma qualidade:

- Trabalhar honestamente e buscar sempre a satisfação do cliente.

Uma vitória:

- Ter conseguido alcançar os objetivos, através do trabalho e da honestidade.

Uma derrota:

- A perda de um caminhão para a receita federal, caminhão este, que na época era o meu único instrumento de trabalho.

Um desafio futuro:

- Ampliar a minha área de atuação em distribuição, com mais produtos disponíveis no mercado.

Uma gratidão:

- Gratidão a minha família e meus amigos que sempre estiveram do meu lado, em todos os momentos quer foram eles de alegria ou de tristeza.

Anterior

Professores aprofundam conhecimentos nas férias escolares

Próximo

Rua principal de Campo Belo será transformada em calçadão

Deixe seu comentário