Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
OUTUBRO ? MÊS DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DA CRIANÇA
Anita Garibaldi
A
madosparoquianos (as) e queridos (as) leitores (as), este mês é um mês rico em comemorações; é o mês da padroeira do Brasil, mês em que celebramos o dia das crianças que muitas são colocadas neste mundo, mas esquecidas de serem educadas pela suas famílias.
Na Igreja, cada um tem sua missão. Qual seria a missão de Nossa Senhora Aparecida na Igreja do Brasil? A Virgem apareceu, sem provocar visões e sem proferir palavras, comunica uma mensagem bem clara. A própria imagem e as circunstâncias históricas de seu encontro nas águas do rio Paraíba evangelizam.
Maria Aparecida nos traz Jesus: a imagem é uma escultura de Nossa Senhora da Conceição. Ela está grávida e ansiosa para nos dar Jesus, bendito fruto do seu ventre, Ela nos reúne como Povo: a imagem foi recolhida com a cabeça separada do corpo. Como Nossa Senhora é sinal e tipo da Igreja, a re-união da cabeça (que simboliza Cristo) ao corpo (que somos nós), indica a constituição do Povo de Deus, Corpo Místico de Cristo.
Maria Aparecida nos convida a ser Igreja: a imagem tirada das redes foi colocada dentro da barca, que é símbolo da Igreja. Nossa Senhora nos ensina a viver dentro da comunidade, como participantes fiéis e ativos.
Nossa Senhora Aparecida nos convida à oração: a imagem tem as mãos postas, pois Nossa Senhora é nossa intercessora junto de Deus e deseja que estejamos unidos a ela numa prece perseverante.
Maria brota das águas: a imagem foi tirada da água, elemento que é sinal de vida e de purificação. Nossa Senhora nos lembra a importância do nosso Batismo, como novo nascimento e da Confissão, como purificação do perdão.
Maria Aparecida é solidária com os pobres: os que encontram a imagem eram pescadores, trabalhadores pobres e humildes. Com a pesca milagrosa, Nossa Senhora libertou os oprimidos da ameaça dos poderosos e a casa deles tornou-se o primeiro Santuário da Aparecida.
Maria se identifica com os negros: a imagem original, pelo tempo passado no fundo, despiu-se de suas cores e tornou-se escura. Nossa Senhora se mostra solidária com a raça negra denunciando o pecado da escravidão e do preconceito, mas anunciando a esperança de libertação.
Maria Aparecida se fez pequena: a imagem mede apenas 36 cm de altura e quase que desaparece dentro do grandioso templo. Nossa Senhora se fez serva, pequenina ensinando à Igreja que é necessário ser humilde para que "grandes coisas possa fazer nela através dela o Onipotente".
Maria Aparecida é o sorriso de Deus para nós: a imagem tem uma feição serena e os lábios entreabertos esboçam um discreto sorriso. O sorriso de bondade maternal de Nossa Senhora alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.
Maria aparecida nos ensina a acreditar na união: a imagem um dia foi atacada por um doente mental. Partida em 165 pedaços, parecia destruída para sempre. Mãos carinhosas e competentes conseguiram fazer a restauração. Nossa Senhora mostra aos cristãos que, com amor, paciência, carinho e determinação, é possível reconstruir a unidade.
Feliz mês de Nossa Senhora Aparecida e que todas as crianças sejam priorizadas e respeitadas. Para se dizer feliz dia das crianças é necessário dizer: priorizo, defendo e respeito as ações que levam ao desenvolvimento de cada criança. Deus abençoe a todos.
Padre Angelo Manoel da Cruz
Pároco de Anita Garibaldi
Deixe seu comentário