logo RCN

Prefeitura viabiliza unidade de bombeiro militar

Anita Garibaldi

Uma parceria, envolvendo Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Baesa vão possibilitar a implantação de uma unidade de bombeiros militar no município.

No acordo, a Prefeitura, além do fornecimento do terreno, com cerca de 200 metros quadrados, tem o compromisso de disponibilizar quatro funcionários para atuarem como auxiliares de defesa civil, em regime de plantão, assumindo os encargos sociais, financeiros e trabalhistas decorrentes da participação deles na corporação. Além disso, ainda vai repassar mensalmente uma ajuda de custo financeira para o custeio das despesas de manutenção e outras necessidades. Por outro lado a Baesa assume os custos de construção do prédio, enquanto que, o Governo do Estado, por sua vez, disponibilizará todos os equipamentos necessários, incluindo um caminhão de combate a incêndio, um veículo leve e uma ambulância devidamente equipada para a prestação de socorro.

A obra do prédio, que terá aproximadamente 200 metros de área construída foi iniciada recentemente, estando localizada nas proximidades do batalhão da polícia militar, na saída da cidade, sentido Campo Belo do Sul. A previsão é que esteja devidamente concluído em quatro meses. A inauguração e o início das atividades devem acontecer no mês de novembro, paralelo a festa do migrante.

O Prefeito Rui Cândido Duarte, que foi o principal articulador do processo de implantação, demonstra satisfação pela viabilização do projeto.

Para ele, se trata de um importante benefício, que vem para melhorar a segurança da comunidade local e municípios vizinhos. "A presença do corpo de bombeiros, é garantia de segurança. Por este motivo, considero esta obra de fundamental importância, já que almejamos e queremos o desenvolvimento e o progresso para nosso Município", ressaltou o Prefeito, destacando também o lado da prevenção de incêndios, podendo dessa forma diminuir os riscos de possíveis acidentes na comunidade.

De acordo com tenente coronel Altair Lacowicz, comandante do 5º batalhão com sede em Lages, a viabilização, nada mais é, do que o ressarcimento de uma dívida histórica que o Governo do Estado tem com esse lado da região serrana. "É uma dívida que está sendo quitada com a comunidade de Anita Garibaldi e municípios vizinhos", salientou o Lacowicz.

Após a ativação da corporação, a comunidade poderá colaborar para a manutenção das despesas, através do Fundo de reequipamento do corpo de bombeiros militar ? Funrebom. Uma contribuição espontânea através da fatura de energia elétrica. Com o auxílio espera-se obter a receita necessária para custeio e investimentos na melhoria dos equipamentos.

 

Anterior

Judiciário em Ação

Próximo

Máquina vai ampliar o serviço de recuperação

Deixe seu comentário