Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Professores aprofundam conhecimentos nas férias escolares
Anita Garibaldi
Aproximadamente 120 professores da rede Estadual, Municipal, Ceapro e Apae, tanto da educação infantil, quanto do ensino fundamental, participaram de cursos de capacitação, aprimorando sua prática docente e refletindo sobre os desafios da educação. Foram duas etapas. A primeira realizada nos dias 25 e 26 de junho e a segunda nos dias 18,19 e 20 de julho, durante as férias escolares, completando 40 horas/aula.De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Milton Paschoal Borges, esses cursos representam a continuação de um trabalho junto aos professores, visando uma melhor qualidade no ensino.
"A importância desse tipo de trabalho está na aplicação dos pressupostos educacionais transformadores, estimulando a motivação através do planejamento, numa interação permanente e eficaz entre professor e aluno", ressaltou o Secretário.
As capacitações realizadas no salão nobre da Escola de Educação Básico Gecy Aparecida Fernandes Suppi, foram ministrados pelos professores de rede de ensino FACVEST - Lages, coordenado pelo professor mestre Renato Rodrigues.
Entre os assuntos abordados, destaque para a entrada das crianças com 6 anos na primeira série. Desta forma a primeira etapa do ensino fundamental terá 5 séries e a segunda outras 4 séries, fazendo com que o ensino fundamental finalize na nona série e não mais na oitava como vem acontecendo na atualidade.
Para o Secretário os cursos foram bem aceitos pelos educadores.
"Os cursos superaram todas as expectativas, pois, promoveu uma interação entre os educadores, e uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas, trazendo assim um novo perfil de ensino-aprendizagem", avaliou.
A educadora Cristiane Salmória, disse que os cursos serviram para reforçar a auto-estima, o conhecimento e a valorização profissional. "Nós educadores precisamos estar sempre em busca de novos conhecimentos, a fim de realizar um bom trabalho em sala de aula", afirmou a professora que há 13 anos atua na área educacional do Município.
Deixe seu comentário