logo RCN

Projeto Charão realiza pesquisa em Pinhal da Serra

Pinhal da Serra

Universidade de Passo Fundo inicia pesquisa de campo avaliando a ocorrência de espécies de papagaios típicos do Sul do Brasil, como o Papagaio Charão e o Papagaio de Peito Roxo, onde ambos estão na lista de animais em extinsão.
O Projeto Charão é uma parceria da UPF e a ONG’s Amigos do Meio Ambiente apoiado pela Fundação O Boticário, coordenado pelo professor Jaime Martinez e o biólogo Juliano Colosso.
Devido à diminuição das áreas com florestas de Araucária, reduzindo um dos principais itens alimentares para ambas as espécies, fez com que o Projeto Charão iniciasse o programa de conservação das espécies na região.
Entre as estratégias de conservação esta a orientação e sensibilização da população quanto à conservação, instalação de caixas ninho para ampliar a oferta de locais de reprodução das espécies, e dentro da área de educação ambiental é a utilização de material educativo infantil, tanto em livros ou na internet.
Em Pinhal da Serra onde ocorrem ambas as espécies, em função da variedade de relevos e ambientes como áreas de planalto, de encostas de serras possibilitando as condições necessárias para a sobrevivência, iniciou as expedições a campo coletando informações de ecologia e biologia dos papagaios.
A administração está apoiando o Projeto Charão, através de informações sobre a ocorrência dos mesmos e pede a população que comunique a Secretaria de agricultura e Meio Ambiente sobre a ocorrência de bandos, ninhos e itens alimentares que os papagaios utilizam.
Professor Jaime Martinez, coordenador do projeto comenta: “É preferível observar as aves em liberdade, onde elas exibem toda a complexidade de seu comportamento, do que vê-las confinadas aos pequenos espaços no cativeiro aos pequenos e tristes”. Mais informações sobre o Projeto Charão no site www.upf.br/charao.


Prefeitura de Pinhal da Serra
Assessoria de Comunicação
Cristiane Vargas
CONRERP/RS nº 2938



 

Anterior

Banco do Brasil realizou a entrega de mais uma bicicleta

Próximo

Secretaria de Educação planeja o inicio das aulas

Deixe seu comentário