logo RCN

SC 458 ? Péssimas condições de tráfego trazem problemas para os usuários

Anita Garibaldi

A SC 458, trecho entre Anita Garibaldi e Celso Ramos, há tempos é motivo de preocupação. As péssimas condições de tráfego têm motivado muitas reclamações por parte das pessoas que usam esta rodovia. Para se ter uma idéia, para percorrer este trecho de 29 km em um caminhão chega-se a levar 1h40 e em um automóvel até 55 minutos, a grande quantidade de buracos impossibilita andar mais rápido. Além disso, muitos veículos quebram neste trecho ou ficam atolados, especialmente caminhões, aguardando por horas o socorro. É muita perda de tempo e de dinheiro.

Na última sexta feira 11/12, o motorista de um caminhão, de propriedade do Sr. Júlio Freski, que trafegava de Anita Garibaldi para Celso Ramos, bem na divisa dos municípios, viu-se em apuros quando literalmente o veículo afundou na estrada, ficando atolado no meio da pista. A estrada ficou interrompida impossibilitando a passagem de dezenas de automóveis, caminhões e ônibus que ficaram parados por um período de quatro horas, aguardando até que uma retro-escavadeira, enviada pela Prefeitura de Anita Garibaldi, conseguisse retirar o caminhão, tapar o buraco na estrada e liberar o trânsito.

O proprietário do caminhão, entrevistado pelo Correio dos Lagos, estava indignado com o problema ocorrido, disse-nos que não foi a primeira vez nem é o único prejudicado, "isto está ocorrendo todos os dias, a estrada está intransitável, só para consertar os estragos neste caminhão vou gastar mais de R$ 800,00 com pára-choque, rodo-ar, badana e farol, sem falar no prejuízo com o caminhão parado por dois dias, quem paga o meu prejuízo? Eu pago impostos, seguro, ANTT. Com estradas neste estado é impossível de trabalhar" arrematou Júlio Freski.

Nossa reportagem procurou o Sr. Osvaldo Uncini, Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional (SDR – Lages), para saber o que está sendo feito para resolver este problema na SC 458, e ele informou que os trechos entre Anita Garibaldi e Celso Ramos e Anita Garibaldi e Abdom Batista já foram licitados, que as obras foram iniciadas e logo em seguida paralizadas por falta de recursos. Porém, nesta semana o Governo do Estado liberou recursos para retomar estes trechos que serão recuperados. Seu Osvaldo disse ainda que vai acompanhar a obra de perto e pede que a população fiscalize e avise se houver problemas.

O Prefeito de Anita Garibaldi, Roberto Marin, falou para nosso repórter que lamenta os transtornos que as más condições desta estrada tem causado, que a prefeitura tem ajudado prestando socorro quando necessário, também informou que recebeu uma correspondência da Baesa comunicando do interesse da empresa neste asfaltamento e solicitando à Prefeitura que assuma o diálogo com os moradores para obter a liberação das áreas "assim que o Governo do Estado apresente o projeto, a prefeitura irá procurar os moradores para fazer este diálogo e agilizar o que for preciso para que esta estrada seja asfaltada" concluiu o prefeito Roberto.

Também o Prefeito de Celso Ramos Alciomar de Matia, lamentou o péssimo estado da estrada e os muitos problemas que esta situação tem causado para os motoristas, mas entende que "a solução pode estar a caminho, pois há o interesse manifestado pelas Hidroelétricas em estabelecer uma parceria envolvendo as empresas, moradores, Governo do Estado e Prefeituras que poderá resultar no asfaltamento deste trecho, estamos atentos" concluiu Alciomar.

De fato, a solução definitiva para esta estrada somente virá com o asfaltamento, que é aguardado com ansiedade pelos usuários. Este tema já foi notícia no Correio dos Lagos, objeto de Audiência Pública promovida pela UVERES, mas, até o momento, de concreto, só estes problemas cotidianos.

Anterior

Projeto ?Se Liga e Acelera? será implantado em Anita Garibaldi

Próximo

1ª Noite do Pijama no C.E.I Chapeuzinho Vermelho

Deixe seu comentário