Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
SER CATEQUISTA
Paróquia Santa Bárbara
Em agosto a Igreja no Brasil e no mundo inteiro celebra, em suas diversas comunidades, o mês das vocações. Nesta ocasião a Igreja também reforça, de maneira muito especial, o convite à todos os BATIZADOS para que renovem, através de seu SIM e de sua AÇÃO, ocompromisso vocacional a que foram chamados por Deus: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo". Neste mês vocacional nós celebramos o Dia do Padre, o Dia dos pais: A vocação de ser pai e mãe, a Vocação da Família. No Domingo passado foi celebrado o Dia do Religioso, da Religiosa, dos irmãos e das irmãs que assumiram a Vida Consagrada à serviço de Deus e do próximo.E neste final de semana, celebramos o Dia do LEIGO, daquelas pessoas que exercem um serviço na comunidade/Igreja. Ainda no mês vocacional, celebramos o Dia de nossos CATEQUISTAS. São elas e eles que orientam e transmitem o conhecimento de Jesus e sua prática libertadora aos que frequentam a catequese e tem Vida de Comunidade. A missão do Catequista é evangelizar, é anunciar a Palavra de Deus, é falar de Jesus, de sua Pessoa, sua Vida, seu Trabalho, que disse, ensinou e fez. A vocação do Catequista nasce de uma experiência de Fé, do serviço à Palavra e de seu testemunho de vida. É uma vocação, um chamado, um apelo, um CONVITE, uma bela Missão. É também uma tarefa árdua, difícil, mas que vale a pena pelos frutos que ela pode dar mais tarde. Vocação é serviço, é doação, é uma experiência profunda de amor e de Cristo na Vida de quem dá uma resposta positiva à este chamado.
O LEIGO, quem é? Leigo na Igreja é todo batizado. Todos os leigos, pelo Batismo, são forte, são membros da Igreja: Povo eleito, escolhido e amado por Deus. Todos nós, independentemente do estilo de vida que cada um (a) assume, participamos do Sacerdócio comum de Cristo: Profeta, Sacerdote, Rei e Pastor. Alguns documentos da Igreja dizem que a responsabilidade dos leigos fazem o resto da Igreja e das gerações futuras. Portanto, a presença e ação dos leigos não é um favor prestado a nós padres e irmãos, mas é o exercício de sua própria vocação.
Mas quem são os leigos? São crianças, jovens, adultos, homens e mulheres, mães e pais, casados e solteiros, os que exercem um Serviço na Igreja, nas pastorais, nos movimentos, na Vida pública, nos cursos, nos seminários, nas escolas e hospitais, na formação de lideranças, nos sindicatos e associações de moradores. Os leigos conscientes fazem ligação entre Fé e Vida. Teoria e Prática. Jesus teve uma Vida na gratuidade: "Eu vim para servir e não para ser servido". Tem muita gente esperando por você.
VEM E SEGUE-ME!
Pe. Lindomar.
Deixe seu comentário