logo RCN

Usina Hidrelétrica Barra Grande bate recorde de geração

Usina de Notícias

No dia 17 de novembro, a Usina Hidrelétrica Barra Grande registrou o maior índice de geração desde que iniciou sua operação comercial, em novembro de 2005. Foram gerados 16.578,22 megawatts/hora, um recorde histórico. Antes disso, a maior geração havia sido em 4 de outubro de 2007, quando foi gerado 16.569,12 megawatts/hora.

Esse índice deve-se ao grande volume de água acumulado pelo reservatório. Como há previsão de chuvas para as próximas semanas, a Usina solicitou ao ONS (Operador Nacional do Sistema) autorização para aumentar a geração, reduzindo o nível de água reservatório para garantir melhor aproveitamento das chuvas previstas para a próxima semana. Com a redução do volume de água, as chuvas que vão chegar deverão elevar novamente o nível do reservatório, assegurando a geração e evitando a necessidade de abrir as comportas do vertedouro.

Além de gerar energia para abastecer o parque energético brasileiro, o alto índice de geração proporciona outro benefício significativo: é a CFURH (Compensação Financeira pela utilização dos Recursos Hídricos), repassada mensalmente a órgãos do Governo Federal, aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e aos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Lages, em Santa Catarina, e Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. O montante repassado mensalmente é proporcional à quantidade de energia gerada. Assim, quanto maior o índice de geração, maior o valor destinado.

Anterior

Estradas de Vargem estão sendo recuperadas

Próximo

Rodeio Crioulo do CTG Laço da Amizade de Anita Garibaldi

Deixe seu comentário