logo RCN

Campo Belo do Sul promove inovação tecnológica na piscicultura na Região Serrana

Os tanques-rede utilizados em barragens e rios podem ser adequados ao cultivo em espaços controlados.

  No dia 12 de dezembro foi realizado o primeiro Dia de Campo de Piscicultura das Unidades de Referência Tecnológica (URT) da Epagri/SC Rural, em Campo Belo do Sul, para analisar e divulgar as perspectivas de produção de peixes na Região Serrana. O evento que contou com 26 participantes entre piscicultores, vereadores e lideranças do município de Campo Belo do Sul e municípios vizinhos, mostrou a perspectiva em desenvolver tecnologia de produção de peixes como tilápias e jundiás em tanques-rede de açudes ou tanques escavados.

  Os organizadores do evento, José Luís Martins Alves e Nilcéia Rodrigues da Silva, agrônomos da Epagri local, que acompanham os produtores Altamir e Eliza Goedert, relatam que: "O plano atual é de ampliação e investimento em mais tanques-rede, pois essa técnica se mostrou viável para produção assim como facilitou o cultivo".

  No referido açude com área de 3,5 ha estará sendo analisada a quantidade máxima viável destes tanques-rede que poderão ser cultivados neste sistema de produção por área alagada, visto que cada um abriga em média 100 peixes/m². Os técnicos agrônomos da Epagri, Rogério Vieira e Valberto Henckemaier alertam que há necessidade de espaço mínimo de 1,5 metros do fundo dos tanques, além de manter uma boa qualidade da água em termos de oxigênio dissolvido e baixa quantidade de amônia e nitritos, oriunda da decomposição de matéria orgânica do lodo, demonstrando aos piscicultores participantes como fazer as análises básicas da água no manejo dos viveiros.

  "A Região Serrana devido seu clima mais frio necessita o desenvolvimento de tecnologias alternativas que possibilitem o cultivo de forma mais rápida e eficaz, especialmente utilizando espécies mais adaptadas como as trutas ou jundiás, ou acelerando seu crescimento para produção em até sete meses de cultivo/safra", é o que relata o responsável do Programa Estadual de Aquicultura e Pesca da Região Serrana, engenheiro agrônomo Aziz Abou Hatem.

  Os tanques-rede utilizados em barragens e rios podem ser adequados ao cultivo em espaços controlados como grandes açudes, com mitigação destes riscos ambientais, pelo controle de entrada e saída de água e tratamento dos efluentes. O Programa SC Rural apoiou a iniciativa da Epagri em desenvolver estas URTs, que investiu R$ 4.000,00 na propriedade do Sr. Altamir Goedert, proponente desta unidade para produção de tilápias em tanques-rede, em janeiro de 2017. A sobrevivência de 90% dos alevinos no último inverno e o crescimento rápido à base de rações concentradas e balanceadas, atingindo na engorda o crescimento de 1,54% de seu peso ao dia, que foram demonstradas durante o evento, através de práticas de biometria e análise de qualidade da água. No final do evento, os piscicultores do município mostraram-se entusiasmados em criar o Núcleo de Piscicultores de Campo Belo do Sul, integrando a Aquaserra - Associação dos Aquicultores da Serra Catarinense, a partir de fevereiro para desenvolver a cadeia produtiva de pescados na Região dos Lagos.

Agropecuária catarinense amplia faturamento em 2017 Anterior

Agropecuária catarinense amplia faturamento em 2017

Próximo

Epagri realiza reunião e apresenta ações realizadas em 2017 em Campo Belo

Deixe seu comentário