Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Capão Alto busca alternativas para uso indevido de pesticidas
O dia 18 de julho foi a data escolhida para a primeira reunião de ponderação dos atores da cadeia produtiva agropecuária do município de Capão Alto. Organizada pelo engenheiro agrônomo Juarez Rodrigues Bispo Junior, coordenador do SIM/CISAMA no município, o objetivo do encontro, que envolveu diferentes entidades voltadas ao agronegócio e produtores rurais, foi enfatizar a utilização indiscriminada de pesticidas, destacando os efeitos negativos que esta prática causa na pecuária, apicultura e a horticultura.
A justificativa dos produtores rurais é de que não possuem alternativas mais sustentáveis para a produção e principalmente os grandes plantadores, que vêm dificuldades em adaptar seu maquinário ao novo modelo e adequar-se ao manejo do solo de forma menos invasiva, tais como: cultivo mínimo e plantio direto. O controle de invasoras é o grande obstáculo, senão o maior, haja vista, que são poucas as alternativas ao controle químico. Vale salientar que, o manejo deve tornar mais brando o uso abusivo.
De acordo com o engenheiro, por estes fatores, suscitou a disposição de assessorá-los na transição. Ainda segundo ele, a prefeitura há muito tempo planeja a aquisição de equipamentos agrícolas, voltados a estas práticas, que atingirão os pequenos agricultores. "Porém o grande desafio recai sobre a grande lavoura, cujo o potencial poluente é maior, operada por funcionários mal qualificados e fora o crivo do proprietário", comentou Juarez.
O resultado foi um diagnóstico mais preciso das demandas, o que torna necessário a continuidade do ciclo de reuniões, à medida que novas alternativas se apresentem.
O evento aconteceu na sede da ADREL e contou com as presenças de representantes dos vários segmentos da rede de produção e comercialização, políticos, pesquisadores e professores das instituições que abordam o tema.
A professora PHD na área ambiental, Claudia Petry, da UPF - Universidade de Passo Fundo/RS, convidada dos organizadores levou informações precisas acerca da conduta duvidosa no setor primário e os danos ao meio ambiente e a saúde da população.
Deixe seu comentário