Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Cultivar de aipim foi avaliado durante oficina da EPAGRI
O Escritório Municipal da Epagri, de Anita Garibaldi, realizou no último dia 6, oficina de avaliação de quatro cultivares de Mandioca/Aipim, desenvolvidos pela Estação Experimental da Epagri de Urussanga.
As quatro cultivares, batizadas de "Sempre Pronta", "Uirapurú", "Ajubá" e "Guapo", foram plantadas ao lado do cultivar já utilizada pelo produtor, em área cedida na propriedade rural de Valter Camargo, da comunidade Santo Anjo. O plantio foi realizado em outubro de 2017, depois da análise do solo e adubado de acordo com a recomendação da pesquisa, além da utilização de esterco de gado. O desenvolvimento e o comportamento das plantas foram analisados através das visitas técnicas, realizadas durante o ciclo de produção das plantas.
No dia da oficina, as raízes dos aipins foram colhidas e cada cultivar teve o seu rendimento estimado. A cultivar destaque rendeu 26,4 toneladas por hectare. No teste do cozimento as cinco cultivares obtiveram ótimo resultado com maciez e umidade comprovadas, além de tempo de cozimento curto.
Um novo plantio será realizado para comprovação dos resultados.
O aipim é uma planta nativa da América do Sul e faz parte da alimentação básica do brasileiro. É fonte de carboidratos, Ácido Fólico, Vitamina C, Magnésio, Manganês, Potássio e Cobre. Auxilia no combate a desnutrição, previne estresse, é fonte de energia, previne o câncer, fortalece os ossos, auxilia na digestão, dentre outros benefícios. É muito rico em fibras e um alimento que não contém glúten.
Deixe seu comentário