Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Em Anita, produção de uva chega a 70 mil quilos
Anita Garibaldi tem em torno de nove hectares de parreirais
A safra da uva deste ano em Anita Garibaldi registrou perca de 10 a 12%, segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, mesmo assim, a produção foi de aproximadamente 70 mil quilos da fruta.
O grande volume de chuva e o granizo que atingiu a comunidade de Flor Azul durante o período de produção, foram fatores que motivaram esse percentual de quebra.
De acordo com o secretário de agricultura, Milton Cláudio Borges, os 12 produtores de uva do município recebem auxílio da secretaria através de assistência técnica e realização do intermédio da comercialização, disponibilizando profissionais, bem como transporte da produção.
Anita Garibaldi tem em torno de nove hectares de parreirais, uma cultura que gera um investimento inicial alto para os produtores, porém é uma fonte de renda. "Quem está na atividade está satisfeito", destaca o secretário Milton.
Em Anita são comercializadas uvas para oito produtores de vinho, além das vendas particulares e no comércio. Só 'in natura' são comercializados na região 20 mil quilos. O outro montante da produção foi vendido para os municípios de Pinheiro Preto e Videira, em Santa Catarina.
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Henrique Menegazzo, que administra a comercialização da produção, explica que em 2017 a safra foi recorde e devido a fatores como a crise, a comercialização foi menor que o esperado, por isso ainda há estoque de uva para a safra atual e motivou a diminuição do preço.
As espécies de uva produzidas em Anita são: Bordô, Isabel e Niagaras branca e rosa.
Deixe seu comentário