Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Pecuaristas de Anita adquirem reprodutores de alta genética
Na manhã do dia 2 de agosto foi realizada a entrega de reprodutores bovinos de corte de alto padrão genético a pecuaristas de Anita Garibaldi, através do Programa do Governo: Fundo de Desenvolvimento Rural, o qual é executado nos municípios pelos escritórios municipais da Epagri, e em Anita contou com a parceria do Sindicato Rural e da Secretaria Municipal de Agricultura.
O programa prevê aquisição de até dois reprodutores Puros de Origem (PO) ou Puros por Cruza (PC) no valor máximo de R$ 10.000,00 cada um, ou seja, o teto de financiamento é de R$ 20.000,00 por pecuarista. Há necessidade de um projeto técnico, o qual é feito pela Epagri.
Os produtores Neri Schoenardie, Neri Maia, Milton Cláudio Borges e Pedro Ferrari adquiriram os animais da raça Devon, e elogiaram a iniciativa. Como destaca o produtor Pedro: "É um excelente incentivo para investirmos em genética em nossos rebanhos, nos ajuda muito".
O governo repassa ao vendedor dos animais o valor da transação, e o pecuarista beneficiado devolve ao governo o valor financiado em cinco anos sem juros.
A articulação do recurso na Secretaria Estadual de Agricultura foi através de Juarez Mattos.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Anita, Wanderley Corona, o objetivo é melhorar a genética do rebanho, desta forma investindo na qualidade e trazendo bons resultados para os produtores.
O secretário de Agricultura, Milton Cláudio Borges, que também é pecuarista e adquiriu um dos animais, ressalta a importância das parcerias para a eficácia do programa no município. "Estando à frente da secretaria, estou muito satisfeito com parcerias que valorizam tanto a agricultura quanto à pecuária. Melhorar a genética é pensar na economia e no valor agregado", concluiu.
Deixe seu comentário