logo RCN

Pinhal da Serra inaugura agroindústria

  A primeira agroindústria do município de Pinhal da Serra, a Agrocamponesa, localizada na propriedade da família Reis, no reassentamento da Usina Hidrelétrica Barra Grande, foi inaugurada na última sexta-feira (24). Além das cinco famílias beneficiadas pelo empreendimento, o prefeito Anderson Costa, a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, comunidade e autoridades locais participaram do ato. 

  A agroindústria, que funciona seis dias por semana, produz panificados (massas, pães, cucas, bolachas), conservas, compotas e geleias elaboradas com frutas e olerícolas cultivadas pelo grupo de famílias, que são vendidas no mercado local e fornecidas para a merenda escolar do município.

  Uma das integrantes do negócio, a agricultora Indianara Reis (35 anos), conta que a agroindústria surgiu como alternativa de geração de trabalho e renda e também como forma de aproveitar as frutas que eram perdidas, agregando valor à produção. "Eu não queria sair da propriedade, então a agroindústria foi uma alternativa de renda para que eu pudesse me manter no meio rural", salientou a agricultora. 
 

O prédio da Agrocamponesa foi construído com recursos de um projeto da BAESA (R$ 20 mil) e os equipamentos, adquiridos através de três projetos de financiamento via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), no valor total de R$ 30 mil (sendo 80% do valor a fundo perdido, se cumpridos os prazos de pagamento).

  "A inauguração da agroindústria é mais do que um motivo de comemoração, é a realização de um sonho", disse Indianara, que agradeceu o apoio que teve da Emater/RS-Ascar e de outras instituições, bem como das políticas públicas governamentais, como o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) do Governo do Estado, o Feaper e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que dá garantia e segurança do mercado institucional. 
 

Para a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra, a inauguração de agroindústrias é motivo de satisfação. Ela lembrou que na região da Serra tem sido inaugurada quase uma agroindústria por semana no PEAF, empreendimentos que são bem sucedidos pela vocação da região na produção de matéria-prima e industrialização dos produtos agrícolas. Sandra destacou ainda a importância da parceira entre instituições, e das políticas públicas que chegam até as pequenas propriedades, possibilitando a agregação de renda, a qualidade de vida e a sucessão familiar.

 

Sindicato Rural de Campo Belo realiza evento de confraternização Anterior

Sindicato Rural de Campo Belo realiza evento de confraternização

Dia de Campo em Pinhal teve como tema o melhoramento na criação de gado de corte Próximo

Dia de Campo em Pinhal teve como tema o melhoramento na criação de gado de corte

Deixe seu comentário