Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Programa de Conservação da APP premia famílias rurais
Ao todo, a empresa repassou R$ 17 mil aos vencedores
Cinco moradores lindeiros ao reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos receberam recursos por desenvolver ações em defesa APP (Área de Preservação Permanente). Em solenidade realizada no dia 14 de dezembro, no Centro de Eventos Multiuso no município de Abdon Batista, a ENERCAN premiou os agricultores que implementaram medidas mais efetivas de proteção e preservação do meio ambiente, como proteção de matas ciliares, nascentes e mananciais de água, recuperação de áreas degradadas, implantação de reserva legal na propriedade, manutenção de cercas para proteção da APP, registro no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e outras. Ao todo, a empresa repassou R$ 17 mil aos vencedores.
Criado com o objetivo de reconhecer e valorizar os moradores lindeiros que adotam boas práticas de proteção ao meio ambiente, o Programa de Conservação da APP quer fortalecer a conscientização ambiental e premiar agricultores que efetivamente ajudam a proteger a mata ciliar e, assim, contribuem para a manutenção da biodiversidade. Em sua sexta edição, o programa registrou 139 inscrições, número 12% maior do que em 2016, quando 124 agricultores participaram, o que comprova a boa aceitação da ideia de preservar a natureza.
Outro aspecto importante é redução expressiva do número de ocorrências indevidas registradas na APP, que vão desde pequenas agressões ao meio ambiente até a prática de queimadas, desmatamento e construções irregulares. Antes do lançamento do programa, em 2012, o número de registros chegava próximo a 100, como nos anos de 2009 e 2010, quando foram notificadas 92 e 94 ocorrências, respectivamente. Nos últimos quatro últimos anos, a soma de ocorrências registradas foi de apenas 37, o que equivale a uma média pouco maior do que nove ocorrências anuais. E o melhor é que o número vem reduzindo a cada ano. Em 2017, por exemplo, foram apenas seis ocorrências.
Deixe seu comentário