logo RCN

Propriedade modelo do programa ATeG inicia processo de inseminações artificiais

A quinta - feira (21) foi de trabalho direcionado na propriedade de Gilberto e Leandro Bergmam em Anita Garibaldi. Eles fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG, o qual é desenvolvido pelo Senar/Faesc e Sindicato Rural de Anita Garibaldi, voltado aos produtores de gado de corte e no município é coordenado pelo médico veterinário Marciano Antunes.

No município são 26 produtores associados ao Sindicato Rural, beneficiados com o programa, que, segundo o veterinário Marciano, receberão toda a assistência técnica para melhoramento da propriedade e a parte gerencial, o qual contempla estudo completo da propriedade, bem como melhoramento de pastagens, raças de animais, contribuindo assim para melhoramento da genética, visando sempre diminuir os custos e aumentar a lucratividade.

O programa que tem durabilidade de dois anos, iniciou em maio de 2017 e encontra - se na fase dos protocolos de IATF - Inseminação Artificial do Tempo Fixo. Cada produtor receberá 100 protocolos neste ano, com custo apenas do sêmen e mais 100 protocolos para o próximo ano. "Será somente neste ano realizado este procedimento em aproximadamente 1.550 vacas em todo o município", comenta Marciano, destacando que o trabalho incluiu também a avaliação das melhores raças a serem trabalhadas. "Fazemos uma avaliação geral da propriedade e baseado no que já vem sendo desenvolvido, indicamos o melhor pasto, as melhores raças de gado para serem trabalhadas, tudo visando melhorar a propriedade", enfatizou. No município as raças mais indicadas para serem trabalhadas são Devon, Heroford e Angus.

Para os proprietários Gilberto e o filho Leandro, o programa ajudou a organizar a propriedade. Eles já têm um histórico de mais de 30 anos na atividade, porém esta é a primeira vez que participam de uma ação direta e com foco no gado de corte. "É um conhecimento a mais que a gente está aprendendo e tudo vem para contribuir para melhor", comentou Gilberto.

A propriedade de Gilberto foi escolhida como modelo, por ser diversificada, estar organizada e ter um diferencial que é contar com a ajuda do filho que foi embora e retornou para contribuir com o pai nas lidas diárias e produção de gado. "O filho está ajudando e isso é muito bom", comenta Gilberto.

"A sucessão familiar é um ponto primordial para o sucesso da propriedade e aqui a gente tem esse exemplo, de que o filho voltou para ajudar a organizar a propriedade e ganhar dinheiro", comenta Marciano.

As inseminações e o acompanhamento já iniciaram e Marciano é categórico em dizer que um bom manejo, aliado a boa genética, alimentação e sanidade é o que garante a qualidade e a venda é garantida em feiras e compradores direto, obtendo animais com qualidade padrão e com isso um bom valor agregado.

 

Serviço de Inspeção Municipal é concedido à produtora de queijo  colonial de Celso Ramos Anterior

Serviço de Inspeção Municipal é concedido à produtora de queijo colonial de Celso Ramos

Parcerias estimulam à agregação de renda dos produtores rurais em Abdon Batista Próximo

Parcerias estimulam à agregação de renda dos produtores rurais em Abdon Batista

Deixe seu comentário