Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Celebrações do Halloween
Ao contrário do que muitos pensam, o Halloween teve sua origem na Irlanda e não nos Estados Unidos. Ele surgiu há 2.000 anos quando os povos celtas festejavam o fim do verão, o começo do novo ano e as colheitas. Naquela época a comemoração era chamada de Samhain ou Dia das Almas e acreditava-se que no dia 31 de outubro havia o encontro entre o Espírito e matéria, momento em que os mortos do ano anterior encarnavam nos vivos para passear pelo mundo terreno.
No século XIX os irlandeses levaram a festa aos Estados Unidos, por isso muitos acreditam que a origem se deu lá. Esta tradição é muito comemorada pelos irlandeses sendo dia 31 de outubro feriado nacional. Por tradição as famílias se reúnem para fazerem escultura nas abóboras e as crianças se fantasiam e saem nas ruas batendo nas portas com a famosa frase travessuras ou gostosuras. Esta data é tão especial que as escolas suspendem as aulas por uma semana. Como na Irlanda todos os feriados são comemorados na segunda-feira, no dia 29 de outubro o povo saiu numa das principais ruas de Dublin para celebrar o Halloween com um desfile de fantasias.
Essa experiência foi vivenciada pela anitense Karine Matos, que atualmente reside em Dublin da Irlanda e pode acompanhar de perto as comemorações do Halloween na terra onde a comemoração surgiu.
A APAE de Anita Garibaldi promoveu na quinta-feira (25), o evento de Halloween no miniginásio decorado com símbolos da celebração. Vestidos e produzidos de acordo com o tema, alunos e equipe se divertiram com brincadeiras, desfile e ainda desfrutaram de um delicioso lanche também no estilo Halloween.
Deixe seu comentário