logo RCN

Concurso resgata a gastronomia da Região dos Lagos

Aconteceu no dia 24 de julho, a 2ª Edição do Concurso de Gastronomia realizado pela Prefeitura Municipal de Anita Garibaldi e Epagri local. O evento aconteceu no Centro de Educação Ambiental (Casa de Barro), e contou com o apoio da Amures, empresas locais e regionais.

Com a participação de 20 pratos inscritos, sendo 11 do município de Anita Garibaldi, três de Celso Ramos, três de Cerro Negro e três de Pinhal da Serra, o evento que busca resgatar a cultura gastronômica e histórica da Região dos Lagos alcançou o seu objetivo e trouxe para conhecimento das juradas e do público, que lotou as dependências da Casa de Barro, as histórias, saberes e sabores da gastronomia, muitas vezes esquecida com o passar dos anos.

A comissão julgadora foi formada pela assessora de Turismo da Amures, Ana Vieira, extensionista social rural da Epagri, Lilian Maria Sbecker e a nutricionista da Prefeitura de Abdon Batista, Carine Luft Pereira. Elas tiveram a difícil missão de avaliar a apresentação do prato e, após a degustação, atribuíram notas considerando o resgate histórico, uso de ingredientes regionais, minimização de ingredientes processados industrialmente, a ligação entre a receita e emoções e, como último critério, o sabor de cada prato.

Pelo segundo ano consecutivo a vencedora do concurso foi Sandiele Anastácio Teixeira, moradora de Anita Garibaldi que apresentou nesta edição a 'Farofa da Família Anastácio', com ingredientes como pinhão, charque, toucinho, vinho e figo.

O prefeito João Cidinei da Silva destacou a importância do concurso para resgatar a história e também integrar as comunidades. "Sabemos que a gastronomia representa 30% das despesas dos turistas e temos esse desafio de promover um evento que ajude a enaltecer a Região dos Lagos. Além do mais, estamos resgatando a gastronomia das nossas origens e com ingredientes regionais", explicou.

A gestora de Turismo de Anita Garibaldi, Juliana Gracietti de Oliveira, disse que a tendência do concurso é evoluir para um festival com a possibilidade de os participantes comercializarem seus produtos com os visitantes. "Formamos o Conselho de Turismo e junto com a Epagri idealizamos este concurso, que acima de tudo valoriza nossa cultura. Esse ano agregamos com mais três municípios e vimos uma grande empolgação e possibilidade de crescimento do evento", afirmou.

Autoridades regionais marcaram presença no evento gastronômico, enfatizando o vice-prefeito do município de Pinhal da Serra, a secretária de Turismo do município de Celso Ramos, diretores de Turismo de Pinhal da Serra, Capão Alto e Cerro Negro, colaboradores das prefeituras dos municípios da região e da Adrel.

Para a extensionista da Epagri de Anita Garibaldi, Fátima Beatriz Santos Medeiros de Matos, o evento superou as expectativas. "Este é um projeto que busca valorizar a alimentação local e tradicional, buscando resgatar as histórias e saberes. Foi emocionante ouvir as histórias que fazem parte de cada prato apresentado", comentou Beatriz. Estiveram presentes, também, o gestor de Negócios e Mercados - EPAGRI, Aziz Abou Hatem e a responsável pelo projeto Turismo da Epagri na região de Lages e São Joaquim, Maria Regina Ribeiro de Liz, além das extensionistas de Celso Ramos, Cerro Negro, Capão Alto e da Emater de Pinhal da Serra.

Premiados

O Concurso de Gastronomia premiou até o sétimo colocado. A vencedora do concurso ganhou uma estadia para duas pessoas na Pousada "Altos da Serra", em São José dos Ausentes (RS). O segundo colocado uma visita para duas pessoas, com degustação de vinhos, na Vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul. O terceiro uma estadia para duas pessoas na Pousada "Recanto das Colinas", no município de Vargem. O quarto lugar foi contemplado com uma estadia com alimentação na Pousada Aquáriu's de Cerro Negro, o quinto lugar uma jaqueta da Loja Matos e Freitas, o sexto lugar ganhou uma batedeira da Loja Martarelo e o sétimo lugar uma cesta com produtos coloniais do município de Celso Ramos, além de cortinas. Os demais participantes receberam uma muda de flor e adubo produzidos na Casa de Barro através de projetos.

Ao todo sete pratos foram premiados:

Primeiro lugar: Farofa Família Anastácio - Anita Garibaldi

Segundo lugar: Pão Rústico da Yasmim - Anita Garibaldi

Terceiro lugar: Bolo Espalhado da Vovó - Pinhal da Serra

Quarto lugar: Sfregolar - Celso Ramos

Quinto lugar: Linguiça campeira - Pinhal da Serra

Sexto lugar: Doce de Gila - Anita Garibaldi

Sétimo lugar: Casquinha de Laranja - Anita Garibaldi


EMEI Tia Braia comemora  o Dia dos Avós em Pinhal da Serra Anterior

EMEI Tia Braia comemora o Dia dos Avós em Pinhal da Serra

Festa do colono e motorista foi realizada em Abdon Batista Próximo

Festa do colono e motorista foi realizada em Abdon Batista

Deixe seu comentário