evento acontecerá nos dias 20 e 21 de abril
Parte da diretoria e integrantes do CTG Fronteira Campobelense reuniram-se no último sábado (10), na Fazenda Sobradinho, em Campo Belo do Sul, para participarem da gravação de um documentário sobre a história do CTG, considerado um dos mais antigos do Estado, fundado em 28 de maio de 1962. Poucos meses depois do dia em que o município também foi fundado. A ocasião foi um encontro histórico. Muitos dos atuais sócios são filhos dos fundadores do CTG.
No encontro, cada um pode relatar parte dos antigos rituais tradicionalistas. Alguns lembraram que naquele tempo não existia competição por dinheiro. Competir era o importante e, no final, levar para casa um troféu pela conquista. Segundo alguns relatos, atualmente os torneios são movidos a dinheiro, com exploração financeira, mas reconhecem que não há mais como fugir dos modelos atuais.
Entre as lembranças, a de que o CTG Fronteira Campobelense revelou inúmeros talentos do laço para o Brasil. Foi e ainda é, conforme disse o prefeito Firmino Branco, o principal instrumento de divulgação de Campo Belo do Sul. “De qualquer maneira, no passado ou nos dias de hoje, o que soma é o valor humano, fundamental para manter viva a chama da tradição”, afirma Firmino.
E, para comemorar os 50 anos, está agendado um grande evento nos dias 20 e 21 de abril, completamente dentro das características de antigamente. Cerca de 25 CTGs estão convidados para o torneio, cada qual, com 10 homens, sem pagamento de inscrição. Na programação, dia 20, Baile com os Serranos, e no dia 21, sábado, torneio, missa crioula, shows e churrasco.
Deixe seu comentário