logo RCN

Encontro marcou o dia Internacional da Mulher Agricultora

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com um encontro mais que especial para as mulheres agricultoras do município de Anita Garibaldi.

 Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais o encontro reuniu cerca de 80 mulheres vindas do município de Anita Garibaldi, Cerro Negro e Abdon Batista, formando momentos de confraternização, palestras, debates referente a diversos temas, porém com foco especial para os direitos das mulheres com palestra proferida pela Coordenadora da Fetraf-Sul Mulher de Santa Catarina,  Enelsi Mariani. Entre os temas abordados pela coordenadora  estavam o salário maternidade, processos de aposentadoria e esclarecimentos de dúvidas das participantes. 

Para Enelsi, além de comemorar a data que é muito especial, ela pode  repassar informações e ampliar o conhecimento das mulheres agricultoras. O evento contou ainda com a participação da Epagri e uma palestra sobre saúde da mulher. Dentre as atividades não faltou animação, como expressa a agricultora familiar Ivonete Grisolfi Mota, que participa desses encontros  há mais  de 20 anos e diz que a cada encontro ela sai renovada. “Esse dia é um marco na vida de nossas mulheres, pois, além de festejar o nosso dia, conversamos, aprendemos e avaliamos as dificuldades, além de estudar maneiras de melhor se organizar na agricultura familiar”, comentou Ivonete que avalia o evento como muito importante. “Muitas vezes as mulheres sentem-se isoladas e só veem os próprios problemas, mas com esse encontro elas podem ver que existem problemas bem maiores e que podem ser solucionados. A gente se abastece de coisas boas”, avaliou a agricultora que parabenizou o Sindicato por proporcionar esses momentos às mulheres. “Só quem é agricultor sabe da importância da realização desse dia e o sindicato sabe desempenhar bem esse papel pois sabe dessa importância”, finalizou.O evento iniciou às 9h e estendeu-se até às 15h com intervalo para um delicioso almoço oferecido às mulheres.
Paulo Ribeiro, presidente do Sindicato,  disse estar satisfeito com a realização do evento e ressalta que através do empenho de entidades parceiras, como a Baesa, Fetraf-Sul e Epagri, além das associações e grupos de agricultores é possível realizar essa atividade. “Vamos realizar esse encontro todos os anos nessa data, buscando valorizar cada vez mais as mulheres e seu papel na sociedade”, finalizou Paulo.
 
Evento rende homenagens às mulheres cerronegrenses Anterior

Evento rende homenagens às mulheres cerronegrenses

Festa das Mulheres Próximo

Festa das Mulheres

Deixe seu comentário