Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Preservação da cultura riograndense
Com essa riqueza cultural, Esmeralda começa a ser um referencial na preservação da cultura campeira do Rio Grande do Sul.
A essência do evento se reafirma e se consagra, a cada edição, como um dos melhores festivais de musica nativista do Estado, o qual integrado ao festival de danças Tradicionais ao "estilo Paixão Cortes", consegue referenciar o passado histórico prospectando às novas gerações de Esmeralda e do Estado todo, a preservação do rico manancial cultural que os envolve. A projeção do Esmeralda Canta Zé Mendes toma um rumo proporcional a sua maestria cultural gauchesca, com o lançamento oficial do projeto "Aquerenciando Saudades – Tributo a José Mendes", que vai viajar o Brasil inteiro e encerrar o roteiro em Brasília, divulgando por toda a parte a Terra de José Mendes (Esmeralda), com o apoio inconteste de Katar Produções Artísticas Ltda de Concórdia – SC.
A Tertúlia aconteceu no lonão da própria Caravana e deu oportunidade a diversos artistas iniciantes em variadas categorias como música, poesia, trova. Não podemos esquecer das atrações que abrilhantaram o evento como Roberto Mendes, Gabriel Teixeira, José Mendes Júnior, o Grupo Quero-Quero e o mestre das Culturas Populares , um grande ícone do nativismo Pedro Ortaça e toda a família Ortaça. Contribuiram para o êxito do evento além das entidades promotoras, diversos apoiadores e dois grandes parceiros, a BAESA Energética Barra Grande que patrocinou o Festival Nativista e o BANRISUL que patrocinou o Festival de Danças Tradicionais. "O nosso sincero agradecimento a todos que acreditaram na realização deste grande acontecimento em nosso município", organizadores do evento.
Quero aqui render minha sincera homenagem, pela excelente festa deste ultimo final de semana.Que organização, foi tudo muito bom! São pessoas que nos fazem acreditar que é possível ter um mundo melhor onde todos nós podemos nos encontrar e confraternizar nestes três dias de rara beleza e espetáculos. As novas atrações foram nota dez aquelas crianças cantando naquele festival destinados as escolas nos emocionou muito enfim uma criatividade. Agradeço a todos que nos receberam de forma brilhante e continuaremos nesta bela caminhada. Meu muito obrigado. Saudações Tradicionalistas. Amado Antonio D’Agostini. - Ctg desgarrados do Pago Paranaguá PR O 3º° Esmeralda Canta Zé Mendes foi a confirmação de um trabalho sério, realizado com muita dedicação e responsabilidade para com a cultura da nossa gente, destacando a hospitalidade do povo de Esmeralda, a determinação dos organizadores e a importância dada ao artista, motivo maior desta homenagem, que além do seu talento soube muito bem representar sua terra em todos os lugares que esteve e onde chegou seu canto. A maior prova do sucesso do evento se resume no nível artístico que foi apresentado no palco, entre as obras concorrentes do Festival, considerado pela crítica o melhor evento do gênero nativista deste ano. Parabéns a administração municipal de Esmeralda, por levar adiante esta idéia. Parabéns aos organizadores pela dedicação e o esforço na realização. Parabéns a comunidade esmeraldense pelo sucesso do evento. Daniel Busch - Membro da comissão julgadora
Deixe seu comentário