logo RCN

Realizada etapa do Concurso Queijo Artesanal Serrano na Região dos Lagos

A terceira etapa do 3º Concurso Regional de Queijo Artesanal Serrano aconteceu no dia 14 de junho em Capão Alto, sendo parte do trabalho realizado pela Epagri, e que premiou produtores de queijos artesanais dos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto e São José do Cerrito. As etapas um e dois foram realizadas nos demais municípios da Região Serrana.

O 3º Concurso de Queijo Artesanal Serrano da Região Serrana é promovido pela Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com apoio da Aproserra - Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense. A etapa final aconteceu no dia 18 de junho, na Festa Nacional do Pinhão, em Lages.

Nesta terceira etapa, a Comissão Julgadora que foi formada por Tiago Paschoal - comerciante e maturador de queijos; Lucas Fiuza de Moraes - auditor fiscal agropecuário; Sônia Martins - proprietária da Pousada Lua Cheia; Claiton Martins - médico veterinário da inspeção municipal de São Joaquim, e José Márcio Lehmann - gerente regional Epagri Lages, classificou os queijos em ouro, prata e bronze, de acordo com duas categorias: maturado no mínimo por 30 dias e no máximo por 60 dias e, com peso mínimo de 1 kg; e na categoria "tropeiro", tempo de maturação mínima de 60 dias, com peso mínimo de 2 kg. Houve, também, a avaliação pelo público presente, considerando os critérios pessoais de sabor e aparência.

Paralelamente, as extensionistas da Epagri, Beatriz Medeiros, de Anita Garibaldi, e Lilian Sbecker, de Capão Alto, realizaram oficina gastronômica com a elaboração de 'Cestinha de queijo recheada com paçoca de pinhão vegana', buscando aumentar a variedade de receitas feitas com o Queijo Artesanal Serrano, utilizando ingredientes locais, saudáveis e de grande aceitação na região.

O produtor anitense José Rodrigues Varela, recebeu medalha de prata na avaliação técnica e medalha de ouro na avaliação popular. Durante o concurso, várias medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues aos participantes.

O Queijo Artesanal Serrano é um produto feito na propriedade rural, onde o gado é criado e ordenhado de maneira artesanal e histórica. O leite cru é a matéria-prima deste alimento saboroso e cultural da Serra Catarinense.


Festa do Pinhão sediou etapa final do 3º Concurso de Queijo Artesanal Serrano Anterior

Festa do Pinhão sediou etapa final do 3º Concurso de Queijo Artesanal Serrano

São João do Padre Antônio: sucesso absoluto Próximo

São João do Padre Antônio: sucesso absoluto

Deixe seu comentário