Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Realizada etapa do Concurso Queijo Artesanal Serrano na Região dos Lagos
A terceira etapa do 3º Concurso Regional de Queijo Artesanal Serrano aconteceu no dia 14 de junho em Capão Alto, sendo parte do trabalho realizado pela Epagri, e que premiou produtores de queijos artesanais dos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto e São José do Cerrito. As etapas um e dois foram realizadas nos demais municípios da Região Serrana.
O 3º Concurso de Queijo Artesanal Serrano da Região Serrana é promovido pela Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com apoio da Aproserra - Associação de Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense. A etapa final aconteceu no dia 18 de junho, na Festa Nacional do Pinhão, em Lages.
Nesta terceira etapa, a Comissão Julgadora que foi formada por Tiago Paschoal - comerciante e maturador de queijos; Lucas Fiuza de Moraes - auditor fiscal agropecuário; Sônia Martins - proprietária da Pousada Lua Cheia; Claiton Martins - médico veterinário da inspeção municipal de São Joaquim, e José Márcio Lehmann - gerente regional Epagri Lages, classificou os queijos em ouro, prata e bronze, de acordo com duas categorias: maturado no mínimo por 30 dias e no máximo por 60 dias e, com peso mínimo de 1 kg; e na categoria "tropeiro", tempo de maturação mínima de 60 dias, com peso mínimo de 2 kg. Houve, também, a avaliação pelo público presente, considerando os critérios pessoais de sabor e aparência.
Paralelamente, as extensionistas da Epagri, Beatriz Medeiros, de Anita Garibaldi, e Lilian Sbecker, de Capão Alto, realizaram oficina gastronômica com a elaboração de 'Cestinha de queijo recheada com paçoca de pinhão vegana', buscando aumentar a variedade de receitas feitas com o Queijo Artesanal Serrano, utilizando ingredientes locais, saudáveis e de grande aceitação na região.
O produtor anitense José Rodrigues Varela, recebeu medalha de prata na avaliação técnica e medalha de ouro na avaliação popular. Durante o concurso, várias medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues aos participantes.
O Queijo Artesanal Serrano é um produto feito na propriedade rural, onde o gado é criado e ordenhado de maneira artesanal e histórica. O leite cru é a matéria-prima deste alimento saboroso e cultural da Serra Catarinense.
Deixe seu comentário