Este foi o resultado do 16º Arrancadão de caminhões e gaiolas de Celso Ramos.
Tradicional por realizar os pegas mais eletrizantes da região, neste início de ano de 2013 a festa não foi diferente e reuniu mais de 37 caminhões e 45 gaiolas, no final de semana, na pista de arrancadão de terra.
A programação da Festa em honra a São Paulo Apóstolo, padroeiro do município que iniciou na quinta-feira (24) com os tríduos, estendendo-se até a noite de domingo com o sorteio do bingo, o qual premiou cinco pessoas.
Para o pároco do município, Padre Ivan Goulart, o evento superou as expectativas. “A festa foi boa, até porque o tempo colaborou. Na quinta-feira começamos com uma boa participação do público na parte religiosa. Hoje, com o arrancadão, está bem animado. A venda da rifa também foi boa, dentro da expectativa e com uma grande aceitação, o povo ajudou, mesmo que a festa tenha sido organizada meio em cima da hora”, comentou o pároco que aproveitou para agradecer a todos que colaboraram e ao pessoal que prestigiou o evento, tanto os membros da comunidade celso-ramense, quanto as pessoas que vieram de fora. Ele também agradeceu às empresas que colaboraram e à comissão organizadora, juntamente com os festeiros, que são da própria comissão da matriz. “Uma festa sem a participação do público não existe, por isso temos muito o que agradecer a todos que vieram”, finalizou.
Há 16 anos o arrancadão de caminhões ocorre no município e a seis anos o evento passou a ser realizado no mês de janeiro durante a festa da paróquia. Para Gilson de Lorenzi, um dos organizadores da festa. “Antes realizávamos a festa no mês de julho junto com a festa do motorista. Agora temos uma equipe montada para cuidar deste evento, que sempre contará com o arrancadão em sua programação”, comentou, colocando também que a festa foi melhor do que imaginavam, mesmo com alguns contratempos com a pista, os quais levaram ao atraso da organização do evento. “A festa surpreendeu muito, recebendo participantes de fora, como Curitiba, Chapecó, Curitibanos e Anita Garibaldi, algo que traz orgulho para o arrancadão de Celso Ramos”, disse Gilson, comentando ainda que a inclusão da competição de gaiolas tem sido algo positivo, até porque os gaioleiros são muito organizados e estão de parabéns por isso. Ele agradeceu a todos que participaram da festa, mas principalmente às empresas que ajudaram a patrocinar o evento.
Mais de mil pessoas passaram pela pista de arrancadão no domingo, a qual, para o próximo ano receberá melhorias como afirma a prefeita do município, Inês Pegoraro Schons: “já há um projeto elaborado para melhorar a estrutura da pista, com sua ampliação e também a construção de arquibancadas para melhor acomodação do público que vem prestigiar o arrancadão”, comentou a prefeita, a qual declarou que a festa foi muito boa. “A gente percebeu que veio pessoas de todas as regiões do estado para assistir aos arrancadões, e de fora do estado para participar das competições, o que é muito bom para o município, já que, além de ser divulgado movimenta a cidade, o comércio e ajuda a igreja”, finalizou a prefeita.
Competidores de diferentes cidades participaram do evento, a exemplo de Rodrigo Taborda, que junto com seu pai, deixou a cidade de Mandirituba no Paraná para participar. Com um caminhão preparado próprio para as competições, Rodrigo declara que o amor pelo caminhão vem de berço. “Preparamos o caminhão para participar de arrancadões e esta é a primeira vez que estamos participando aqui em Celso Ramos, onde o evento foi muito bom”, comentou o jovem piloto que falou apenas da pista ser muito curta, haja vista que o caminhão pega uma velocidade muito alta, mesmo assim pretende participar nos próximos anos.
Uma história de amor pelos caminhões que já dura dezesseis anos
Um dos idealizadores do arrancadão de caminhões foi Olavo Zanoni. Ele conta que a competição surgiu de uma brincadeira, a qual foi realizada em sua primeira edição na avenida principal da cidade. Por gostar muito de caminhões e saber que o município de Celso Ramos tem uma frota invejável (hoje ultrapassam cem veículos), Olavo foi um dos idealizadores e incentivadores do esporte, o qual lembra daqueles que estão na estrada diariamente, além disso o esporte oferece momentos de alegria e descontração com as arrancadas e vibração da plateia.
Seu Olavo, que é morador da cidade de Lages, sempre está presente no evento e conta que durante esses dezesseis anos apenas em duas edições não pode participar por motivos de saúde, mas na grande maioria ele está ali, ao lado da largada acompanhando de perto a poeira subir e os motores roncarem mais forte. “De uma brincadeira na avenida principal, surgiu a oportunidade de um esporte sadio, realizado com segurança, no qual o maior ganhador sempre foi o município de Celso Ramos”, comentou seu Olavo.
Deixe seu comentário