A Cooperativa Regional Itaipu transformou os tradicionais dias-de-campo sobre milho, numa escola a céu aberto, que ocupa 20,5 hectares de área própria.
É o Itaipu Rural Show, desenvolvido no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias, localizado no km 580 da BR 282, em Pinhalzinho. O Itaipu Rural Show é uma das formas que a Cooperitaipu utiliza para transferir tecnologias e investir no conhecimento do empresário rural e esse investimento tem a participação histórica das empresas produtoras de sementes de milho.
Tudo começou em 1998, quando a Cooperitaipu e empresas se uniram para, juntas, mostrar aos agricultores a tecnologia que cada uma tinha para oferecer. Possibilitando dessa forma que o agricultor comparasse o resultado dos materiais de cada uma das empresas participantes. Uma atitude corajosa, de forma transparente, pois cada empresa se expunha às comparações do agricultor e ao resultado da concorrência, porém o profissionalismo falou mais alto. Há cada ano mais empresas do setor de produção de sementes juntam-se às pioneiras e transformam o Itaipu Rural Show, no maior evento agropecuário direcionado à pequenas e médias propriedades da região Sul do país.
O primeiro evento, em 1998 – chamado de Itamilho Show, e que reuniu não mais do que 120 agricultores – desenvolveu profundas raízes e, ano a ano, vem perfilhando e mostrando que é de excelente produtividade. Hoje, mais de 200 empresas de diferentes segmentos, todos ligados à agropecuária, expõem seus produtos no Itaipu Rural Show que, além de proporcionar contatos e vendas diretas, permite o repasse das tecnologias próprias à cada um dos visitantes que, a cada edição, comparecem em maior número. Agricultores e Pecuaristas de Anita Garibaldi, Abdon Batista e Celso Ramos, através de uma parceria com o SEBRAE, visitaram a feira no dia 26 de janeiro.
Para Ricardo Luiz Klein, Consultor do SEBRAE, “ a feira é de extrema importância para os agricultores e pecuaristas, pois eles recebem as orientações corretas, conhecem as novas tecnologias e tendências do mercado. O SEBRAE este ano trouxe para a feira mais de cem caravanas”.
Para José Marcelo Mota, Técnico Agrícola da Cooperanita, “a participação na feira foi muito importante, pois lá estava exposto o que é praticado no mercado atual e os agricultores precisam estar atualizados para que utilizem as técnicas corretas em suas propriedades. Agradecemos ao Ricardo do SEBRAE por ter nos proporcionado esta viagem até a cidade de Pinhalzinho, onde aconteceu a feira”, finalizou.
Deixe seu comentário