logo RCN

Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza encontro só para mulheres

Cerca de cem mulheres agricultoras participaram do evento

 Lazer, conversa, orientações e uma plateia predominantemente feminina. Esse foi o cenário do 2º Encontro de Mulheres Agricultoras promovido pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Anita Garibaldi, na quinta-feira (07).

O encontro realizado nas dependências do CEA – Centro de Educação Ambiental, teve uma ampla programação, incluindo palestras repletas de conhecimentos sobre os direitos do gênero feminino, doenças sexualmente transmissíveis, momentos de oração, além de contar com a irreverência do deputado Dirceu Dresch, o qual com sua gaita animou as mulheres
Entidades como a Epagri, FETRAF-SUL (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul), CPT (Comissão da Pastoral da Terra) e o Sindicato Rural de Abdon Batista foram parceiros deste evento. Participaram da programação mulheres de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Cerro Negro e Capão Alto, garantindo momentos de união e confraternização entre as mais de cem participantes.
No período da manhã, abrindo a programação, os enfermeiros da unidade básica de saúde, Camila e Evanor, palestraram sobre a saúde da mulher e esclareceram dúvidas quanto às doenças sexualmente transmissíveis e tipos de infecções que afetam a maioria das mulheres. 
Seguindo o programa, a  secretária da juventude da FETRAF-SUL, Juscimara Meotti, ministrou uma palestra cujo tema foi “Os direitos previdenciários das mulheres”, tendo como tema principal o aumento da licença maternidade de quatro meses para seis meses “Esse é um direito a ser reivindicado por todas as mulheres que não possuem carteira assinada, inclusive as agricultoras” comentou Juscimara. Para haver essa extensão da licença, foi produzido um abaixo assinado, o qual necessita de 500 mil assinaturas para posterior pedido ao congresso nacional. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais possui uma cópia desse documento, e disponibiliza à população que deseja participar desta mobilização.
 
O Queijo Artesanal Serrano também foi tema de conversa, onde o projeto teve sua situação exposta e destacou possibilidades às participantes que tenham interesse em ingressar nesta nova iniciativa, o tema foi abordado pelas extensionistas da Epagri de Anita Garibaldi e Capão Alto.
Além de palestras, o encontro seguiu durante o dia com muita diversão, comida boa, música e até teatro. Segundo a agricultora Vilma S. Zaparolli, o evento agradou a todas as mulheres, “Foram momentos de reflexão, conversas, união e aprendizado” enfatizou.
Para a vice-presidente do Sindicato, Ivanete Guizolf Mota, uma das responsáveis pela organização do evento, a confraternização é um momento de autoestima na vida das agricultoras familiares. “Elas se sentem valorizadas, pois além da confraternização é uma troca de experiências. “Hoje o pessoal tem mais consciência da importância da agricultura familiar e as políticas públicas estão incentivando e dando maior suporte”, comentou Ivanete colocando que na agricultura familiar de hoje é possível cada agricultor planejar, produzir e comercializar o produto, e o papel da mulher  é indispensável, “precisamos estar atualizados, atento a tudo e sempre que possível inovar. O sindicato é um grande parceiro e contribui muito, levando informação e caminha junto com a agricultura familiar”, comentou Ivanete.
Para finalizar o evento, a Comissão da Pastoral da Terra fez um momento de silêncio interior com temas religiosos de caráter ecumênico e de autoestima, motivando a união e organização das mulheres. 
 
Anterior

13º Encontro em comemoração ao dia da mulher

A maior festa campeira chegou ao fim Próximo

A maior festa campeira chegou ao fim

Deixe seu comentário