logo RCN

A fúria da natureza deixou um rastro de destruição

Foram apenas alguns minutos de chuva, vento e granizo, o que resultou em grandes danos à população

 O temporal que atingiu o município de Cerro Negro na madrugada de quinta-feira (05), deixou um rastro de destruição e medo.

A chuva que iniciou por volta das 3h da manhã durou aproximadamente trinta minutos, causando danos em aproximadamente trezentas e cinquenta residências no perímetro urbano do município. As casas que não foram destelhadas tiveram a cobertura danificada com a queda de granizo. Na quinta-feira pela manhã, o cenário de desolação era visível entre os moradores que tiveram, além das casas danificadas, móveis estragados e muita sujeira para limpar.
A Defesa Civil do Estado esteve no município e disponibilizou de imediato lonas, e no decorrer da semana realizou a entrega de folhas de eternit para que as casas fossem reestruturadas.
De acordo com a prefeita Sirlei Kley Varela os prejuízos chegam a aproximadamente R$ 10 milhões. O município decretou situação de emergência e a ajuda virá. “De imediato prestamos toda a assistência possível às famílias atingidas. Graças a Deus ninguém ficou ferido, ou teve vítimas, foram apenas danos materiais que já estamos buscando solucionar e dar total apoio às famílias atingidas”, comentou a prefeita.
A grande proporção de casas danificadas foi na área urbana, porém o interior do município também sofreu com as intempéries. De acordo com o Secretário de Agricultura  Ivanor Barbosa foram cerca de dois mil hectares de plantações de milho, soja e feijão que tiveram perda total e cerca de dez hectares de frutas e hortaliças. As comunidades mais atingidas foram  São Jorge, Sagrado, Portões, Reassentamento,  Santa Ana, Beneditos e Nove de Maio, além de algumas lavouras na área urbana da cidade.  Segundo Ivanor, a expectativa para este ano era de uma safra recorde devido às novas lavouras que chegaram a mil hectares abertos neste ano as quais também foram destruídas. “Estamos buscando algum crédito emergencial para que os agricultores possam começar a replantar as lavouras, sabemos que o período do milho já está se encerrando, porém vamos auxiliar os agricultores a substituir por outra cultura, alguns já iniciaram o replantio e a nossa expectativa é que a safra seja recuperada”, enfatizou o secretário.
A secretaria de Assistência Social está trabalhando para trazer maior conforto às famílias atingidas pelo temporal. De acordo com a assistente social do CRAS, Regina Bräscher Vieira  o cadastro das famílias começou a ser feito ainda na quinta-feira, o que possibilitou realizar um levantamento mais preciso do número de atingidos. Segundo ela o trabalho iniciou na área urbana, porém o interior também está sendo auxiliado. “Recebemos doações dos municípios vizinhos de Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul e Lages, como roupas, calçados, alimentos e alguns colchões. Estamos recebendo donativos e quem quiser ajudar pode entrar em contato com a secretaria de assistência social”, enfatizou Regina, destacando que as cestas básicas recebidos pelo estado começaram a ser entregues na segunda-feira. No início da semana apenas as residências estavam recebendo auxílio para as novas coberturas, porém no decorrer da semana os órgãos públicos e empresas também começaram o levantamento.
 
 Ajuda não demora a chegar
 
Diego Prescendo
 
Alguns moradores da região, sensibilizados com a situação em Cerro Negro após o temporal, foram para o município ajudar com o que podiam, enquanto isso outros se organizavam para reunir roupas e mantimentos para doação aos cerro-negrenses.
O conselho tutelar de Anita Garibaldi iniciou uma campanha na sexta -feira  e já no mesmo dia conseguiu encher uma caminhonete com donativos levados aos atingidos no município vizinho.
De acordo com os conselheiros, as arrecadações serão realizadas até o final desta semana. As colaborações devem ser deixadas na sede de Conselho Tutelar, ao lado da prefeitura de Anita Garibaldi. Caso alguém queira contribuir, mas não pode ir até o Conselho, basta ligar para (49)3543-0611 ou (49) 8871-8618 que um veículo buscará os donativos. Toda a ajuda é bem-vinda e ajudará as famílias que mais precisam em Cerro Negro.
Os conselheiros tutelares agradecem a ajuda do motorista e da prefeitura anitense que cedeu um veículo para o transporte das doações. Eles ainda agradecem às pessoas e aos estabelecimentos comerciais que já fizeram suas doações.
 
Sindicato realiza evento para associados e agricultores Anterior

Sindicato realiza evento para associados e agricultores

Governo lança licitação para asfalto entre Anita e Celso Ramos Próximo

Governo lança licitação para asfalto entre Anita e Celso Ramos

Deixe seu comentário