A intenção é desenvolver um núcleo de pesquisas aplicadas em energias renováveis
A ADREL - Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos deu um importante passou no início desse mês para a consolidação de um de seus principais objetivos, que é tornar a região referência em sustentabilidade e qualidade de vida.
Nos dias 12 e 13 de janeiro estiveram em visita de campo na região o engenheiro Rafael Ninno Muniz, mestrando do curso de Engenharia Elétrica da UFPA – Universidade Federal do Pará, o engenheiro Júlio Feller Golin, professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis e o empresário e engenheiro catarinense Maurélio Cesar Pereira. A comitiva foi recepcionada e acompanhada pelo prefeito de Capão Alto e atual presidente da ADREL , Luis Carlos Alves de Freitas e teve o objetivo de verificar as condições técnicas e institucionais para a incubação de tecnologias em energias renováveis.
A ADREL está construindo sua sede em Capão Alto, o município fez a doação do terreno, na entrada da cidade. Na construção se aplicarão conceitos de edificação sustentável, implantando-se o CIPA - Centro de Informações e Pesquisas Aplicadas em Turismo, Agroeologia e Sustentabilidade, é um projeto financiado pelo Instituto Alcoa, BAESA, com o apoio institucional do IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina e ainda conta com apoio da Florestal Gateados, o qual doou 50 toneladas de toras para utilização na edificação e da Madeireira Fabrício, que beneficiou a madeira para a obra, ambas de Campo Belo do Sul.
Os principais objetivos do CIPA São a integração regional por meio da divulgação de informações, produtos e atrativos da região; a capacitação profissional e empreendedora e a pré-incubação de projetos, negócios e boas práticas sustentáveis para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
A visita técnica da equipe de engenheiros e empresários foi acompanhada pelo secretário executivo César Lavoura da ADREL e iniciou com a reunião com o professor do IFSC de Lages o engenheiro Matheus Fontanelle. Nesta ocasião foi apresentada a tecnologia em vistas de desenvolvimento, as possibilidades de aplicação na região e os caminhos institucionais para a implementação da parceira acadêmica para pesquisa e extensão.
No segundo dia, pela manhã, a comitiva prosseguiu com a visita nas obras do CIPA e na Prefeitura de Capão Alto. A tarde, visitaram a Madeireira Fabrício em Campo Belo do Sul, para colherem informações sobre a utilização dos resíduos da madeira, o mercado de geração de bioenergia.
O que se pretende é uma parceria para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aplicadas em geração de energia elétrica renovável com a utilização de biomassa, abundante na região. As tratativas apontam para uma parceria na criação de um núcleo de pesquisas aplicadas em energias renováveis, envolvendo convênios entre ADREL, UFPA, IFSC, UFSC, UDESC e até uma possibilidade de vínculo com a Universidade da Índia.
“Diante da crise energética que se anuncia no país a iniciativa da ADREL e do IFSC acompanha as tendências governamentais de investimentos em outras fontes de energia na busca de diversificação da matriz energética no Brasil”, afirmou Luis Carlos presidente da ADREL e prefeito de Capão Alto. “Vamos aguardar os próximos passos e torcer para o sucesso do empreendimento”, comentou
Deixe seu comentário