Cerro Negro fechou o ano de 2014 com vários projetos executados e muitos outros em ação.
O setor da agricultura do município de Cerro Negro fechou o ano de 2014 com vários projetos executados e muitos outros em ação. De acordo com o secretário Ivanor Mota as atividades foram realizadas dentro do planejamento.
Apicultura, piscicultura, pecuária de leite e corte, agricultura orgânica e convencional, pequenos frutos e habitação rural através do PNHR do Governo Federal são algumas das ações e linhas de atuação.
Para este ano as metas são dar continuidade no planejamento da Administração Municipal com foco na geração de renda as famílias e melhorias nas habitações dos agricultores. Neste setor, no ano de 2014 através da Secretaria de Agricultura em parceria com Sintraf e Cooperanita foram liberados 11 unidades de habitação, as quais estão em fase de construção e para o ano de 2015 serão mais 23 unidades.
No setor de frota agrícola serão beneficiados os setores de Umbu, Campinho, Nove de Maio, Serrinha e Beneditos, com trator, os quais não possuem maquinários. Os demais setores, sendo mais sete já foram contemplados com tratores e equipamentos.
Os serviços de inspeção SIM também foram fortalecidos, sendo que com essa estruturação os agricultores podem vender e comercializar os produtos com selos de inspeção gerando renda as famílias.
Agroindústrias também foram concluídas no ano de 2014 com destaque para a agroindústria de pão e bolacha a qual foi conquistada em parceria com a Baesa. A casa de extração de mel também foi outro investimento e está em fase de conclusão da unidade de beneficiamento de sementes.
Investimentos para 2015
Estão previstos investimentos na área da piscicultura, apicultura, fruticultura e pecuária de leite e corte, além da operacionalização, através da parceria do MDA, Unitagri e Secretaria de Agricultura, através da chamada pública de ATER em agroecologia que contempla 60 famílias em Cerro Negro e terá duração de três anos com assistência junto as propriedades das famílias.
Deixe seu comentário