Mulheres que trabalham em equipe e dedicam seus esforços a atividades sociais sem esquecer do bem-estar e do tradicionalismo.
Reunidas para o lazer e a cultura, fortalecidas pela amizade e perseverantes pela vontade de fazer o bem, essas são as forças femininas que formam a Associação Sóciocultural de Mulheres Cavalarianas de Campo Belo do Sul - SC.
No princípio, há cerca de seis anos, três mulheres com o intuito de resgatar a tradição e valorizar os costumes da terra realizaram a primeira cavalgada. A ideia que deu certo começou a gerar frutos com o passar do tempo e, atualmente, com um grupo com mais integrantes realiza também ações sociais voluntárias em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Pastoral da Pessoa da Idosa.
Durante o ano de 2013, as ações realizadas são designadas como conquistas pela presidente das Cavalarianas, Lausina Furtado. “Apesar das dificuldades enfrentadas durante este ano, e da tristeza da perda de uma das nossas componentes, nossa amiga Marlene, conseguimos nos reerguer e prosseguir com nossas atividades, pois sabíamos o amor dela por nosso grupo”, comentou Lausina.
As calvagadas promovidas pelo Grupo de Mulheres Cavalarianas tornaram-se conhecidas na Região dos Lagos, como momentos de integração entre os municípios.
Dentre as ações voluntárias a presidente destacou algumas, como a campanha do agasalho e a do enxoval para bebês, nas quais foram feitas doações aos moradores dos bairros carentes de Campo Belo. O grupo de idosos também tem constante auxílio da Associação.
Uma das conquistas referentes a parte cultural foi a criação de uma invernada artística mirin, com trinta crianças participantes, com intuito de inclui-lás na cultura local. Para isso, a Associação conta com o apoio de patrocinadores. “Para o ano que vem esperamos aperfeiçoar essa invernada com a inclusão de declamações e outros atributos dessa cultura”, disse Lausina.
No encerramento deste ano, a Associação destaca que fechou com dinheiro em caixa, um valor de cerca de dois mil reais, e a invernada com R$ 1.900,00. Na oportunidade, Lausina aproveitou para agradecer em nome da Associação aos colaboradores, Baesa, Prefeitura Municipal, Copercampos, Firbal, Florestal Gateados, Secretaria de Assistência Social, em nome do secretário Carlos Alberto Nunes (Ike); e ao comércio, bem como aos idosos e aos pais das crianças da Invernada Artística.
Ao final, a Associação Sóciocultural de Mulheres Cavalarianas aproveitou para desejar a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo, cheio de boas realizações e novas conquistas. “Obrigada a todos os apoiadores das Cavalarianas e a confiança que dedicam aos nossos trabalhos sociais”, finalizou a representante da Associação.
Deixe seu comentário