Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Cachorros abandonados pelas ruas preocupam
O cão é o melhor amigo do homem. O título já é milenar, mas há exceções. O grande número de cães que transitam pelas ruas de Anita Garibaldi tem preocupado a população e propiciado uma ameaça à saúde pública.
É comum nos últimos dias passar pelo centro da cidade e deparar-se com vários cachorros transitando junto aos pedestres e veículos. O motivo, segundo o secretário de agricultura do município, Carlos Zanotto, é o desleixo por parte dos proprietários que abandonam os animais por não quererem mais cuidar deles. “Os animais são soltos perto da cidade e acabam ficando sem destino pelas ruas do centro”, comentou Carlos.
Outro problema é a falta de um órgão responsável pelo cuidado dos cachorros abandonados. De acordo com Carlos, é necessário haver um Centro de Zoonose que propicie cuidados específicos para essa situação.
Por enquanto, a Secretaria de Agricultura, junto com a Vigilância Sanitária cuidam de casos, como por exemplo, de animais doentes. Porém, tratar do abandono de cães não é obrigação desse setor. Ainda, conforme o secretário, para o ano que vem há estudo para a constituição de um setor ambiental que cuidará dessa circunstância. “Há planejamento para que no ano que vem seja criada uma Secretaria de Meio Ambiente, e, junto a ela, esse problema será analisado”, destacou Zanotto.
Um caso de saúde pública que merece atenção especial por parte não apenas do setor público, mas também da população ao adquirir um cachorro como animal de estimação.
Deixe seu comentário