logo RCN

Concurso de Queijo Artesanal Serrano valorizando produtores

Epagri de Capão Alto, em parceria com a prefeitura municipal, premiou produtores de queijo pela participação em concurso municipal

 Na tarde da quarta-feira (30), a Epagri de Capão Alto promoveu o primeiro Concurso Municipal de Queijo Artesanal Serrano, realizado na Câmara de Vereadores do município. 

O concurso teve doze produtores inscritos e o  objetivo foi de incentivar e qualificar a produção do Queijo Artesanal Serrano (QAS), promover a valorização desse saber fazer centenário, fortalecer o envolvimento e organização dos produtores do Queijo e divulgar a história, o sabor e a importância que esse produto possui no município e região. 
A equipe avaliadora foi composta por seis especialistas na produção de queijo. Para a avaliação foram considerados os seguintes critérios, conforme Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade: apresentação (formato e acabamento), cor, textura, consistência, paladar e olfato (sabor e aroma), em queijos com tamanho mínimo de 2kg e com no mínimo 30 dias de maturação.
O resultado final classificou os seis primeiros colocados na seguinte ordem: 1º José Lourenço Machado, 2º Olívia Mota Correia, 3º Nildo Renato de Jesus, 4º Antônio César Vieira, 5º Hélio da Silva e 6º José de Oliveira. Todos os doze participantes receberam certificado de participação.
Para o vencedor do concurso, José Machado, a participação é um incentivo aos produtores. “Trabalhar com queijo é preservar nossos costumes e valorizar uma cultura que vem de geração em geração. Eu e minha família estamos muito felizes pelo reconhecimento”, destacou o produtor.
Durante a avaliação, os participantes assistiram ao vídeo Queijo Artesanal Serrano: renda, cultura e tradição nos campos de altitude de SC e RS, que mostra a presença do queijo artesanal serrano no Planalto Sul de Santa Catarina desde o povoamento.
De acordo com a extencionista social da Epagri, Andréia Meira, o queijo representa mais do que uma renda, mas também um modo de vida para a população. “Incentivamos os produtores para que prossigam com esse trabalho. O concurso foi uma forma de mostrar o quanto o queijo é valioso em nossa tradição”, comentou Andréia, que destacou as mudanças no manuseio da fabricação dos queijos: “a matéria-prima continua a mesma, que é o leite, o que mudou foram os métodos de fazer, hoje contando com mais higiene e especificações”, disse ela.   
A prefeitura de Capão Alto é parceira do projeto e, segundo o prefeito Luis Carlos Freitas, as providências para a contratação de um veterinário sanitarista estão em andamento. “A administração municipal está empenhada em constituir uma equipe de trabalho específica para o Projeto do Queijo Artesanal Serrano”, ressaltou o prefeito.
Presente no evento, a vice-prefeita Rita Silvânia Costa fez questão de parabenizar os trabalhos desenvolvidos nas propriedades e destacar que todos os produtores têm o reconhecimento de Capão Alto e de seus munícipes.
O encerramento foi marcado por um coquetel com degustação de queijos, com acompanhamento de vinhos da Abreu Garcia, de Campo Belo do Sul.
Funcionários públicos são homenageados durante sessão solene em Esmeralda Anterior

Funcionários públicos são homenageados durante sessão solene em Esmeralda

Administração municipal realizará leilão de bens imóveis Próximo

Administração municipal realizará leilão de bens imóveis

Deixe seu comentário