Vários projetos foram apoiados pela ENERCAN
Em 2013, foram vários os projetos em que a ENERCAN - Campos Novos Energia esteve presente como forma de estimular o desenvolvimento da região em sua área cultural, socioambiental e econômica.
Cinema
No âmbito cultural, através da Lei Rouanet, a ENERCAN esteve presente em diversos projetos como o Cine Rodante e o Cine Energia ENERCAN, que levou sessões gratuitas de cinema a pessoas que dificilmente têm acesso a esse tipo de entretenimento, foi realizado o apoio a dois projetos nesse sentido, ambos sendo caminhões que se transformavam em salas de cinema e percorreram os quatro municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos.
A ENERCAN também trouxe à região o 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil, realizado pela LUME Produções Culturais. Foi apresentado aos alunos das escolas municipais dos quatro municípios do entorno da Usina a Mostra de Cinema Infantil, além de ser realizada a capacitação de gestores culturais com a intenção de fomentar a organização de cine clubes nas escolas a partir da Mostra e levar o cinema infantil aos municípios. Cada município recebeu kits contendo uma bolsa e 44 filmes de curtas metragens brasileiros.
Com o intuito de realizar aulas de cinema aos alunos da Escola de Educação Básica Gasparino Zorzi, de Campos Novos, o Instituto Projetar, com o apoio da ENERCAN, realizou oficinas audiovisuais a vinte alunos para que produzissem curtas metragens que retratassem o cotidiano das localidades das quais fazem parte, mostrando a visão que o adolescente possui do lugar onde mora.
O resultado foi apresentado em uma mostra aberta à comunidade na Casa de Cultura de Campos Novos.
Teatro
Na área teatral a ENERCAN trouxe o projeto Teatrando Por Aí, que apresentou a peça “Limpando, Cuidando e Perfumando a Natureza” e realizou oficinas com os alunos das escolas em que estiveram presentes para a produção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet e caixas de sapato.
O projeto teve como objetivo levar a conscientização ecológica a alunos de 06 a 10 anos das Redes Públicas de Ensino de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos através do teatro e das oficinas.
Também passou pela região através do apoio da ENERCAN o projeto Viagem Teatral, que apresentou dois espetáculos: “Estardalhaço em: Romeu e Julieta” e a montagem “Fulaninha e Dona Coisa”. Realizado em locais públicos, o projeto teve a intenção de proporcionar espetáculos culturais de qualidade e gratuitos à população como forma de ampliar as opções de lazer e entretenimento na região.
Música
Além de cinema e teatro a ENERCAN também proporcionou o acesso a eventos e projetos musicais de qualidade. Em 2013, a Camerata Florianópolis passou pela região com o espetáculo Clássicos com Energia. Com entrada gratuita ao público, foi apresentando temas de clássicos da música erudita misturando os instrumentos da orquestra aos elétricos de uma banda de Rock.
A Camerata Florianópolis ainda desenvolve com o apoio da ENERCAN o projeto Música e Cidadania, que proporciona aulas de música a crianças da Rede Municipal de Ensino de Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos e Celso Ramos, ensinando a tocar instrumentos como violão, violino, violoncelo, piano, entre outros, além de aulas de coral.
Além dos projetos e apresentações que levam músicas clássicas e acesso a uma cultura menos presente na região, a ENERCAN também foi incentivadora do VIII Encontro de Gaiteiros do Galpão Caipora Viu, que aconteceu em Campos Novos e teve a entrada gratuita ao público e objetivando evidenciar a cultura tradicionalista em Campos Novos e região, impulsionando o resgate da história de seu povo, além de proporcionar o entretenimento e oferecer comidas típicas aos visitantes.
No final do ano, a II Noite Cultural, realizada pela Escola de Música Marcos Moraes, recebeu o apoio cultural da ENERCAN, tendo a renda do evento revertida para a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos (AMA). Foram quatorze apresentações que contaram com a participação de oitenta alunos a um público de aproximadamente 800 pessoas.
Dança
A ENERCAN também trouxe a Campos Novos a Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que apresentou o espetáculo Gala Bolshoi Brasil em uma apresentação composta por dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório, que proporcionam ao público diferentes tipos de emoção e uma mistura de ritmos contagiantes.
Por meios destes apoios, a ENERCAN mostra sua importante atuação na cultura da região, promovendo-a em suas diferentes artes à população dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos.
Deixe seu comentário