A iniciativa foi das empresas Triunfo Rio Canoas e a Associação Camponesa da Serra Catarinense
Uma parceria entre a Triunfo Rio Canoas e a ACASC (Associação Camponesa da Serra Catarinense) está transformando a vida de famílias rurais que moram em municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Garibaldi. Por meio de capacitação técnica, repasse de equipamentos e orientação prática, elas estão concretizando relevantes projetos de geração de renda, assegurando aumento da renda familiar e permanência no campo.
Um desses projetos é o “Padaria Caseira”, que consiste na capacitação dos participantes em preparar alimentos, como pães, doces, tortas, bolachas, salgados, pizzas e outros. Formado por 30 mulheres, o projeto conta com a parceria do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o objetivo é vender a produção para o PPA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, para utilização na merenda escolar) e também para a própria comunidade.
Lançado em 2013, após a realização de um diagnóstico na região, o “Padaria Caseira” formou cinco grupos de mulheres participantes (Comunidades Umbu e Beneditos, em Cerro Negro, dois na área urbana do município, e um na Comunidade Bela Vista, em São José do Cerrito). No ano passado, a Triunfo Rio Canoas adquiriu cinco kits de equipamentos, cada um com forno industrial, batedeira, amassadeira, cilindro, mesa e balcão com pia, o que possibilitou o desenvolvimento do projeto.
Passados quase dois anos, as famílias comemoram os resultados alcançados, principalmente a capacitação em uma nova atividade econômica, aumento da renda familiar em decorrência da comercialização da produção e as boas perspectivas para o futuro. Para a Triunfo Rio Canoas, o sucesso do projeto não se limita apenas à questão econômica, mas também à integração social das famílias e à valorização da autoestima.
Deixe seu comentário