logo RCN

Programa de Reinserção Econômica e Social atende famílias remanejadas

Triunfo Rio Canoas iniciou o Programa de Reinserção Econômica e Social das Famílias

 Ao concluir o processo de remanejamento de 223 famílias residentes no entorno da Usina Hidrelétrica Garibaldi, a Triunfo Rio Canoas iniciou o Programa de Reinserção Econômica e Social das Famílias. Projeto que visa à retomada das atividades econômicas e também a integração social dos reassentados perante a nova realidade. Trata-se de um trabalho a longo prazo e que vem sendo realizado de modo cuidadoso e permanente, a fim de que todos os beneficiários possam alcançar melhores condições de vida no futuro. 

O programa tem duas linhas de atuação. A primeira é a Assistência Técnica e Social, que compreende a realização de algumas atividades estratégicas, como levantamento das condições de origem das famílias reassentadas, determinação do grau de vulnerabilidade, inserção social e econômica, relacionamento comunitário, visitas periódicas, assistência técnica agropecuária e assistência social. Já a segunda ação, chamada de Capacitação para Geração de Renda, em execução pela ACASC (Associação Camponesa da Serra Catarinense), entidade com sede no município de Cerro Negro, que vem apoiando empreendimentos rurais com viabilidade econômica e desenvolvidos por grupo de famílias remanejadas. A intenção é incentivar projetos com atividades sustentáveis que assegurem aumento da renda familiar, fortalecimento das relações de produção e organização social, e estímulo para a permanência na região de origem. 
Coordenado pelos técnicos Murilo Lemos e Carina Almeida, o Programa de Reinserção Econômica e Social das Famílias quer possibilitar que os reassentados retomem suas atividades econômicas e suas relações sociais. A meta principal do programa é contribuir para a construção de um futuro melhor, com mais oportunidades, perspectivas e qualidade de vida. 
Nas matérias a seguir, três famílias remanejadas pela empresa, cada uma beneficiada com uma opção diferente de reassentamento (Reassentamento Rural Coletivo, Reassentamento em Área Remanescente e Carta de Crédito), revelam os benefícios alcançados com a implantação da Usina Hidrelétrica Garibaldi. 
 
Casal aposta em futuro promissor
 
Outra família beneficiada pelo remanejamento da Triunfo Rio Canoas é o casal Leandro e Ivânia Mecabô, residentes em uma propriedade rural próxima à área urbana do município de Abdon Batista. Há quase dois anos, eles foram beneficiados com uma Carta de Crédito e se tornaram proprietários de uma terra com aproximadamente 10 hectares, onde criam gado para produção leiteira, comercializando mensalmente cerca de 2,5 mil litros de leite para a Tirol, e também plantam fumo que é vendido para a Souza Cruz. “Nossa vida melhorou 100%”, reconhece Ivânia. 
A melhoria de vida passa também pelo fato de que, apesar da mudança, o casal continua morando na região. A nova casa, que até já foi ampliada, fica perto dos pais deles, o que assegura a manutenção de um cotidiano de muitos anos. “Para nós, a melhor coisa foi permanecer aqui”, ressalta Leandro. 
 
 
Família comemora vida nova
 
A acomodação em uma nova propriedade, com casa de alvenaria e galpão para trabalho, além de acesso à energia elétrica, rede de abastecimento de água e terra para cultivar a lavoura, transformou a vida do casal Élcio Gonçalves e Geneci Bernes Antunes, pais de dois filhos e moradores do Reassentamento Rural Coletivo Rodeio da Pedra, implantado pela Triunfo Rio Canoas no município de Campo Belo do Sul. 
“No começo foi difícil, mas agora está bem melhor”, lembra o casal, que há pouco mais de um ano deixou a condição de arrendatário, na comunidade Barra dos Camargos, em Cerro Negro, para se tornar proprietário de uma terra com 12,5 hectares. 
Apesar do pouco tempo de acomodação na nova propriedade, Élcio e Geneci comemoram as conquistas alcançadas. A casa de 80 metros quadrados que receberam da Triunfo Rio Canoas, por exemplo, já foi ampliada para 92 metros quadrados, uma área que é quase o dobro dos 48 metros quadrados que ocupavam na antiga residência, de propriedade da mãe de Geneci. A lavoura de milho, cultivada para alimentar o gado, também registra números animadores. Tanto que o casal já soma 60 terneiros e tem planos para aumentar a quantidade. Sobre a nova vida, Élcio é objetivo. “A gente tem que ser realista”, comenta. “Foi muito melhor para nós”, garante.
 
“Foi o melhor negócio da minha vida”
 
A vista deslumbrante do lago formado pela Usina Hidrelétrica Garibaldi já seria suficiente para entender por que o morador Aires Chaves de Oliveira, mais conhecido pelo apelido de Tiada, tem tanto orgulho do local onde mora. Mas é através de uma boa conversa que ele revela os maiores benefícios obtidos com a instalação em sua nova casa, construída pela Triunfo Rio Canoas, poucos metros distante de sua antiga residência. “Agora eu consigo beber água potável”, ressalta. “Até então eu só tomava barro”, comenta, acrescentando que somente com a nova casa e o acesso a um poço artesiano aberto pela empresa na sua comunidade é que ele passou a dispor de água de qualidade. 
Beneficiário de Reassentamento em Área Remanescente, Tiada é enfático em destacar que o melhor benefício oferecido pela Triunfo Rio Canoas é deixar as famílias remanejadas no mesmo local ou próximas de onde residem há anos. “Não precisar mudar para outra comunidade ou outra cidade é o mais importante”, explica. O caso dele é um bom exemplo disso. Além de manter-se na comunidade Barra dos Camargos, no município de Cerro Negro, onde mora há 40 anos, ele passou da condição de arrendatário para proprietário de uma área com 24 hectares, onde planta fumo, milho e feijão e também cria gado de corte. Sua nova casa tem energia elétrica, água encanada e foi ampliada para 140 metros quadrados, que ele divide com a esposa e os três filhos. “Foi o melhor negócio da minha vida”, comemora.
Programa de Reinserção  Econômica e Social atende famílias remanejadas Anterior

Programa de Reinserção Econômica e Social atende famílias remanejadas

O Programa Primeira  Infância Melhor ? PIM  realizou o Dia do Bebê Próximo

O Programa Primeira Infância Melhor ? PIM realizou o Dia do Bebê

Deixe seu comentário