Representantes de várias esferas da sociedade participaram
Na tarde da terça-feira (07), aconteceu a 7ª Conferência Municipal da Saúde de Anita Garibaldi, realizada pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. A conferência que tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, aconteceu no Casa Caminho da Serra.
Representantes de diversos segmentos da comunidade anitense participaram. O que segundo o secretário de saúde, Julio César Pinheiro, foi de extrema importância. “Juntos decidimos o que é preciso para tentar melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar a qualidade da saúde do nosso município e do nosso país”, enfatizou o secretário que agradeceu a todos os colaborados que organizaram a conferência, bem como a todos que se fizeram presentes.
Essa é a 15ª Conferência Nacional de Saúde, e em esfera municipal elas acontecem em todo território nacional. Espaço e oportunidade de construção da Política de Saúde, havendo a manifestação da população, para contribuir nas decisões dos rumos da saúde em cada esfera: federal, estadual e municipal, como avanços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito municipal Ivonir Fernandes da Silva durante a abertura da conferência citou-a como uma data importante para ouvir os anseios e reivindicações dos anitenses e assegurar os direitos do cidadão a saúde. “Através dela os desejos e necessidades do nosso município chegarão às esferas administrativas superiores”, apontou o prefeito.
Após a abertura o médico doutorado em Saúde Coletiva, Marcos Aurélio Maeyma palestrou, e em seguida os participantes foram divididos em quatro grupos, onde cada um discutiu dois dos oito eixos da conferência, sendo eles: 1-Direito a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; 2 – Participação social; 3- Valorização do trabalho e da educação em saúde; 4 – Financiamento do SUS e relação público-privado; 5 – Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; 6 – Informação, educação e política de comunicação do SUS; 7- Ciência, tecnologia e inovação do SUS; e 8 – Reformas democráticas e populares do Estado.
Para finalizar foram escolhidos quatro delegados para representar o município de Anita Garibaldi na conferência estadual. Representando os usuários da saúde: Valdomiro Antunes dos Santos e Adenilson Luis Mota e representando os prestadores de serviços, gestores e funcionários da saúde: Antônio Duarte Figueiró e Roberta Fanni, foram os eleitos.
Deixe seu comentário