Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Associação Frei Rogério pede apoio dos vereadores anitenses
O primeiro compromisso dos vereadores de Anita Garibaldi nessa semana foi com o Hospital Frei Rogério. Na manhã de segunda-feira oito legisladores se reuniram com membros da diretoria da Associação Beneficente Frei Rogério (Administradora da instituição) e com Gabriel Stanck, que presta consultoria técnica e auditoria de contas ao hospital.
O objetivo da reunião foi informar aos vereadores como está à situação atual da instituição, e pedir apoio para solicitar ao prefeito municipal Ivonir Fernandes da Silva, o repasse de recurso financeiro para o hospital, tudo isso formalizado através de projeto.
A diretoria já conversou com o prefeito fazendo esse pedido, mas sem haver retorno positivo decidiu pedir ajuda aos vereadores.
Entenda do que se trata o projeto e saiba qual a situação financeira que a Associação Frei Rogério administra atualmente:
Nesta quarta-feira (06) completam quatro anos que o Hospital passou a ser administrado pela Associação. Nesse período a questão financeira esteve sempre no vermelho, ou seja, o valor arrecadado não é o suficiente para pagar as despesas. Sendo assim, o projeto requer o plantão de sobreaviso presencial de 24h, exames laboratoriais e custeio para gastos diretos e indiretos (atendimentos ambulatoriais que o Sistema Único de Saúde - SUS cobre aproximadamente 20% e o restante o hospital é quem paga na realidade atual).
Atualmente das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 há um dos médicos no hospital atendendo a população sendo pagos pelo município. A intenção do projeto é estender 24h esse atendimento sendo pago pela Prefeitura. De acordo com a diretoria em explicação aos vereadores, não há um repasse fixo da Prefeitura anitense a instituição, e além disso os custos de serviços prestados não estão sendo pagos conforme as datas de vencimento.
Outra questão é a busca de apoio do prefeito para que o hospital possa trabalhar em parceria com os outros municípios. É que a unidade atende além de Anita, também pacientes de Celso Ramos, Abdon Batista, Cerro Negro, Pinhal da Serra e até Campo Belo do Sul, e não recebe o custeio para tal serviço. Como explica a 1ª tesoureira da associação, Inês Bernadete Gehrke: "Nenhum dos municípios repassa recursos, e esse tipo de atendimento o SUS não cobre. Tentamos um acordo com as prefeituras, mas não obtivemos êxito, por isso vamos solicitar que o prefeito Ivonir nos ajude também nessa questão".
Os vereadores disseram serem parceiros em ajudar a entidade. A data para a reunião entre vereadores, prefeito, secretário de saúde e a diretoria da Associação Frei Rogério ainda não foi definida, aguardando a disponibilidade do prefeito. Se o projeto não for aprovado pelo gestor público, a diretoria informou que irá tentar a ajuda financeira da Prefeitura via Ministério Público, e em últimos casos, se não houver solução a medida necessária será o fechamento do Hospital Frei Rogério.
Quem desejar ajudar a instituição é só levar as doações até a entidade. Toda colaboração é bem-vinda.
Deixe seu comentário