logo RCN

Associação Frei Rogério pede apoio dos vereadores anitenses

O primeiro compromisso dos vereadores de Anita Garibaldi nessa semana foi com o Hospital Frei Rogério. Na manhã de segunda-feira oito legisladores se reuniram com membros da diretoria da Associação Beneficente Frei Rogério (Administradora da instituição) e com Gabriel Stanck, que presta consultoria técnica e auditoria de contas ao hospital.
O objetivo da reunião foi informar aos vereadores como está à situação atual da instituição, e pedir apoio para solicitar ao prefeito municipal Ivonir Fernandes da Silva, o repasse de recurso financeiro para o hospital, tudo isso formalizado através de projeto.
A diretoria já conversou com o prefeito fazendo esse pedido, mas sem haver retorno positivo decidiu pedir ajuda aos vereadores.
Entenda do que se trata o projeto e saiba qual a situação financeira que a Associação Frei Rogério administra atualmente:
Nesta quarta-feira (06) completam quatro anos que o Hospital passou a ser administrado pela Associação. Nesse período a questão financeira esteve sempre no vermelho, ou seja, o valor arrecadado não é o suficiente para pagar as despesas. Sendo assim, o projeto requer o plantão de sobreaviso presencial de 24h, exames laboratoriais e custeio para gastos diretos e indiretos (atendimentos ambulatoriais que o Sistema Único de Saúde - SUS cobre aproximadamente 20% e o restante o hospital é quem paga na realidade atual).
Atualmente das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 há um dos médicos no hospital atendendo a população sendo pagos pelo município. A intenção do projeto é estender 24h esse atendimento sendo pago pela Prefeitura. De acordo com a diretoria em explicação aos vereadores, não há um repasse fixo da Prefeitura anitense a instituição, e além disso os custos de serviços prestados não estão sendo pagos conforme as datas de vencimento. 
Outra questão é a busca de apoio do prefeito para que o hospital possa trabalhar em parceria com os outros municípios. É que a unidade atende além de Anita, também pacientes de Celso Ramos, Abdon Batista, Cerro Negro, Pinhal da Serra e até Campo Belo do Sul, e não recebe o custeio para tal serviço. Como explica a 1ª tesoureira da associação, Inês Bernadete Gehrke: "Nenhum dos municípios repassa recursos, e esse tipo de atendimento o SUS não cobre. Tentamos um acordo com as prefeituras, mas não obtivemos êxito, por isso vamos solicitar que o prefeito Ivonir nos ajude também nessa questão".
Os vereadores disseram serem parceiros em ajudar a entidade. A data para a reunião entre vereadores, prefeito, secretário de saúde e a diretoria da Associação Frei Rogério ainda não foi definida, aguardando a disponibilidade do prefeito. Se o projeto não for aprovado pelo gestor público, a diretoria informou que irá tentar a ajuda financeira da Prefeitura via Ministério Público, e em últimos casos, se não houver solução a medida necessária será o fechamento do Hospital Frei Rogério.  
Quem desejar ajudar a instituição é só levar as doações até a entidade. Toda colaboração é bem-vinda. 

Santa Catarina deverá ter quase 30 mil novos casos de câncer em 2016 Anterior

Santa Catarina deverá ter quase 30 mil novos casos de câncer em 2016

Hospital de Campo Belo do Sul pode fechar suas portas Próximo

Hospital de Campo Belo do Sul pode fechar suas portas

Deixe seu comentário